Carregar o telemóvel todas as noites? Saiba porque não o deve fazer

Sabe porque é que não deve carregar o telemóvel todos as noites? Nós dizemos-lhe.

Carregar o telemóvel todas as noites? Saiba porque não o deve fazer
Pode limitar a vida útil do smartphone

Sabe que não deve carregar o telemóvel todas as noites? É verdade que é muito prático deixar o telemóvel carregar enquanto dormimos, que é, na maior pare dos casos, uma das única situações em que não o utilizamos. Pode, contudo, estar a pôr em causa a longevidade do mesmo.

As conclusões foram partilhadas recentemente num artigo publicado pelo The New York Times e apresentam um cenário algo “bicudo” para esta situação.

Porque não deve carregar o telemóvel todas as noites

Os smartphones mais recentes foram construídos para perceberem que devem parar de carregar quando a bateria já estiver carregada. Contudo, fazer com que um smartphone continue ligado à corrente várias horas após o carregamento total pode trazer um desgaste adicional que o próprio smartphone não consegue suportar.

É daí que surge a conclusão. Deve carregar o telemóvel todas as noites? Sim e não. Se não tiver bateria, é óbvio que deve carregar o smartphone. Contudo, tente precaver-se para que este não fique ligado durante largas horas depois de já ter a bateria completamente carregada.

Quando a bateria do smartphone é carregada, a corrente elétrica é transferida a diferentes velocidades. Esta pequena “técnica” permite que o telemóvel carregue mais rapidamente, mas também pode corroer baterias de iões de lítio bastante mais rápido.

bateria smartphone

Hatem Zeine, fundador da Ossia, empresa ligada ao carregamento wireless de baterias, partilhou algumas recomendações e truques que podem ser utilizados pelos utilizadores para aumentar o tempo de vida útil dos smartphones e das baterias: procure evitar que o smartphone sobreaqueça e tente carregar os seus dispositivos com carregadores menos poderosos (carregar um iPad com um carregador de um iPhone, por exemplo).

E então? Deve carregar o telemóvel todas as noites? Depende, por quanto tempo é que pretende manter o mesmo telemóvel? Se estiver a planear comprar um telemóvel novo de dois em dois anos, pode fazê-lo sem grandes preocupações. Mas se quiser aumentar o tempo de vida útil do aparelho, tenha algum cuidado com esta situação.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.