AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Ambiciona seguir carreira diplomática? Dizemos-lhe como

A carreira diplomática não é para todos: requer que tenha o perfil certo e que siga os procedimentos de concurso. Explicamos-lhe como.

Ambiciona seguir carreira diplomática? Dizemos-lhe como
Tudo sobre a carreira diplomática

Gostaria de seguir a carreira diplomática? Então deverá conhecer as categorias que a compõem, assim como os procedimentos que deve seguir para concorrer. Aqui pode estar a chave para um pecurso profissional ligado à política, à diplomacia e às relações internacionais. Tem o perfil? Então vamos a isso!


Tudo sobre a carreira diplomática

As relações diplomáticas são parte integrante e essencial à sobrevivência das organizações e dos países no mundo. Numa economia global, em que as ações de um país têm por vezes enormes repercussões no desenvolvimento de outro, a diplomacia e os protocolos de Estado revestem-se de uma suprema importância. Por essa razão, todas as nações possuem profissionais na carreira diplomática.



Carreira diplomática – categorias

A carreira diplomática é composta por cinco categorias: adido de embaixada, secretário de embaixada, conselheiro de embaixada, ministro plenipotenciário e embaixador. Os funcionários diplomáticos são admitidos, por concurso público, ingressando na categoria de adido de Embaixada. 



Quais as provas de acesso à carreira diplomática?

Todos os candidatos à carreira diplomática devem participar em provas de seleção. Geralmente, estas provas são escritas e permitem avaliar os conhecimentos do concorrente numa série de tópicos e temas essenciais ao bom desempenho da função.

Assim, as provas de acesso a uma carreira na diplomacia são: prova escrita de Português; prova escrita de Inglês, prova escrita de cultura geral; e prova escrita de conhecimentos sobre relações internacionais, História e História Diplomática Portuguesa.

Para se preparar convenientemente para os testes escritos, o Instituto Diplomático disponibiliza, no seu website, documentos diversos para leitura e estudo.



Quais os requisitos de admissão à carreira diplomática?

Podem candidatar -se ao concurso os cidadãos portugueses possuidores de licenciatura, ou grau académico mais elevado, conferido por universidade ou estabelecimento de ensino português ou estrangeiro, devidamente reconhecido. Para além dos requisitos enunciados no número anterior, só podem ser admitidos a concurso os candidatos que preencham os requisitos gerais para o provimento em funções públicas.



Como apresentar a candidatura?

A candidatura ao concurso é feita mediante requerimento de admissão dirigido à Secretária-Geral, nos termos e no prazo estipulados no respetivo aviso de abertura, acompanhado exclusivamente da
seguinte documentação:
  • Bilhete de identidade ou cartão do cidadão válido;
  • Comprovativo das habilitações literárias;
  • Uma fotografia de identificação a cores tipo passe;
  • Certificado de registo criminal.

O requerimento de admissão, bem como os restantes documentos, devem ser remetidos, em formato digital, exclusivamente por correio eletrónico, para o endereço concurso.adidos2015@mne.pt.

Consideram -se entregues dentro do prazo os requerimentos e respetivos documentos digitalizados cuja receção por correio eletrónico ocorra dentro do prazo estipulado no aviso de abertura do concurso.

Atenção! No requerimento de admissão o candidato deve indicar o endereço eletrónico para onde lhe devem ser remetidas todas as notificações e comunicações relativas ao concurso.

Veja também: