AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Carreira estagnada: o que fazer?

Para não acabar com uma carreira estagnada é preciso saber identificar os sinais de alerta e pôr mãos à obra para evitar que isso aconteça.

Carreira estagnada: o que fazer?
A estagnação profissional é um dos maiores receios de todos os profissionais.

Ora aqui está um assunto que não agrada aos profissionais, já que qualquer um tem (obviamente) pretensões de crescer profissionalmente e subir na carreira. E ainda que todas as carreiras tenham altos e baixos, uma carreira estagnada é um dos maiores receios de qualquer profissional, mas até para esse mal há solução. Para evitar a estagnação profissional é essencial que seja capaz de enfrentar a situação. Para o ajudar aqui ficam algumas dicas.
 

Sinais de estagnação profissional

Sente que a sua carreira está num “beco sem saída”? Que o seu emprego não o motiva ou que simplesmente não tem margem para progressão? Pois bem, pode estar a sentir os efeitos da estagnação profissional.

Para perceber se a sua carreira está – ou não – estagnada só precisa de estar atento aos sinais. Eles são claros. Falta de perspetivas em termos de evolução profissional, desmotivação face ao seu trabalho ou elevados níveis de stress laboral, são alguns dos mais óbvios.
 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.

5 Dicas para evitar uma carreira estagnada

Mas sejamos francos, de nada lhe adianta ficar a “chorar sobre o leite derramado”. Ok, sente que a sua carreira está estagnada mas isso não é desculpa para baixar os braços. Aliás, a solução para evitar uma carreira estagnada está nas suas mãos. Basta pôr em prática algumas dicas e a estagnação não lhe vai bater à porta.

1. Analise a sua carreira
Para poder saber quais os passos que tem a dar, deve antes de mais de saber em que ponto está a sua carreira e até que ponto está no caminho certo para atingir os seus objetivos profissionais. Uma análise periódica vai ajudá-lo a perceber se necessita de começar a fazer algumas mudanças na sua carreira.

2. Questione-se
No sentido de tentar perceber o que o levou até à sua situação atual, o que podia ter feito para evitar a estagnação profissional ou o que precisa de fazer agora para sair dela.

3. Defina um plano de ação
Se já definiu os seus objetivos profissionais crie um plano de ação com todos os passos necessários para alcançar as suas metas

4. Faça novas formações
Um bom profissional está em constante aprendizagem e, por isso, faz questão de manter atualizadas as suas competências e conhecimentos ou está sempre “a postos” para adquirir competências adicionais. Pense desta forma, quando mais dotado de conhecimentos e multifacetado for melhor para si e para a sua carreira. E depois, se sua carreira estagnar numa determinada posição ou área, pode sempre colocar em prática os seus conhecimentos e tentar a sua sorte numa outra área, por exemplo.  

5. Procure novas oportunidades
Não se limite a olhar para a sua “desgraça”. Pelo contrário, levante a cabeça e esteja atento ao que se passa à sua volta e talvez dê de caras com novas (e boas) oportunidades. Acima de tudo, não “feche a porta” a essas oportunidades por ter receio de falhar. Arrisque e quem sabe não abre as portas para uma carreira de sucesso.


Da estagnação ao sucesso

Ter uma carreira estagnada pode acontecer a qualquer profissional. O que cada um faz com isso é que varia de pessoa para pessoa. Não se deixe levar pelo desânimo e trate de dar a volta à situação. Se não alcança o sucesso no seu emprego atual “arregace as mangas” e procure o próximo que lhe possa dar essa oportunidade. 


Veja também: