AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Passos para uma carreira profissional bem-sucedida

Todos os profissionais ambicionam uma carreira profissional bem-sucedida. Conheça o segredo para conseguir a sua.

5 Passos para uma carreira profissional bem-sucedida
Os passos certos podem colocá-lo no bom caminho para o sucesso.

Uma carreira profissional bem-sucedida é a pretensão máxima de qualquer profissional ambicioso. Isto é um facto. Mas se acha que para lá chegar só precisa de boas qualificações académicas e uma boa dose de sorte, está redondamente enganado. Para construir uma carreira de sucesso tem que se destacar num mercado de trabalho altamente competitivo e para que tal aconteça vai ter que estar preparado. Como? Bem, embora não exista nenhuma receita de sucesso, existe uma série de passos que pode seguir e que o vão colocar no bom caminho.
 

Como criar carreira profissional bem-sucedida

É certo que todos os profissionais sonham construir uma carreira bem-sucedida, mas certo também é que muitos desses se perdem pelo caminho ou desistem dessa ambição, mesmo antes de começarem a lutar para isso.

O grande erro dos que desistem é não conhecerem os passos para o sucesso. Para evitar que isso lhe aconteça a si, aqui ficam alguns dos passos essenciais para encontrar o caminho para o sucesso.

 

1. Saiba o que quer da (e para) a sua carreira

Sim, isso mesmo. O primeiro passo para o sucesso passa por saber o que deseja para si e para a sua carreira. O que quer para o seu futuro? Quais as suas ambições? O que pretende alcançar em termos profissionais? Estas são apenas algumas das questões que deve colocar a si mesmo. Sabendo para onde quer ir será mais fácil traçar o caminho para lá chegar. Claro que deve sempre estar preparado para mudar de direção ou ajustar o seu percurso e objetivos se for esse o caso. Mas comece sempre por definir os seus objetivos.

 

2. Mantenha-se atualizado

Falamos em termos de formação. Ao longo da vida e da sua carreira nunca vai (nem deve) parar de aprender. A aprendizagem faz parte e vai sempre necessitar de ter os seus conhecimentos e competências atualizados. Por isso, estude para ampliar os seus conhecimentos, para adquirir novas competências. Sejam workshops, cursos de especialização, mestrados, MBA’s ou pós-graduações (por exemplo), a aposta na formação contínua é um dos passos essenciais para quem pretende construir uma carreira de sucesso. Uma dica preciosa é que escolha a formação (já quando estiver no ativo) de acordo com as suas necessidades profissionais e também com as suas ambições. Apostar na formação quando já está inserido no mercado de trabalho tem essa vantagem, já conhece a realidade profissional da área em que trabalha ou pretende trabalhar e já sabe claramente quais são as competências que necessita de desenvolver.

 

3. Aceite a mudança

A mudança faz parte da vida e da evolução e, como tal, deve estar sempre preparado para aceitar certas mudanças. As pessoas são, por norma, resistentes à mudança, mas por vezes para progredir, para ter sucesso é necessário alterar comportamentos (por exemplo) para poder progredir.

 

4. Reforce as suas competências sociais

Nem só de formação técnica é feito o sucesso e também as competências sociais são fundamentais. Para construir uma carreira de sucesso vai precisar de desenvolver um leque de competências sociais e comportamentais valorizadas pelas empresas e que o podem ajudar a chegar mais longe.

 

5. Aposte no networking

O networking é muito mais do que uma moda, se é isso que pensa. Se bem feito, pode ser a chave para uma carreira de sucesso. Por isso, aposte no seu. Aproveite e veja aqui algumas dicas para não errar e criar uma boa rede de contactos.

 

Não desista!

Construir uma carreira bem-sucedida não é fácil, vai dar muito trabalho e vai certamente trazer-lhe algumas deceções. Faz parte. Mas o importante é que ultrapasse os obstáculos e nunca desista. Desistir não o vai levar a lado nenhum, muito menos ao sucesso. Lembre-se dos casos de empreendedores (mais famosos) de sucesso, esses não desistiram e hoje servem-lhe provavelmente de inspiração. 


Veja também: