Publicidade:

Carrinha ou monovolume: qual a melhor opção?

Está a ponderar comprar um carro familiar e hesitante entre escolher uma carrinha ou monovolume? Conheça as vantagens dos dois tipos de carroçaria.

Carrinha ou monovolume: qual a melhor opção?
Conheça a melhor escolha para a família

Quando pensamos em carros familiares, para agregados numerosos, surge-nos de imediato a opção de carrinha ou monovolume. Novos ou usados – consoante o orçamento disponível –, estas são duas das melhores opções automóveis para famílias numerosas.

No entanto, escolher entre carrinha ou monovolume pode não ser fácil, pois cada uma delas tem especificidades muito próprias, ou seja, vantagens díspares. Carrinha ou monovolume: conheças as vantagens de cada uma e escolha a melhor opção para si.

Carrinha: vantagens

carrinha-ou-monovolume

O mercado de carrinhas é cada vez mais vasto. Há carrinhas para todos os gostos e feitios, com preços bastante variáveis e até diferentes tamanhos (compacto, médio e grande). Tem a particularidade de ser a versão mais aproximada dos automóveis convencionais (sedan). Estas são as suas principais vantagens:

1. Design

Talvez um dos aspetos que mantêm as carrinhas como primeira escolha para muitas famílias esteja no seu design exterior, provavelmente por força da proximidade da sua configuração com os sedans (é o mais próximo que existe). Cientes desta realidade, as marcas apostam cada vez mais no aspeto exterior das carrinhas (linhas modernas e mais arrojadas).

2. Preço

É verdade que há carrinhas para vários preços, mas, por norma, comparativamente com os monovolumes com características idênticas, as carrinhas tendem a ser ligeiramente mais baratas.

3. Condução

A aproximação ao sedan volta a ser uma vantagem quando se avalia o prazer de condução. As carrinhas têm uma condução mais fácil (mais ágil nas manobras) e natural que os monovolumes.

4. Performance

Embora varie do tipo e classe da carrinha, geralmente estas estão projetadas para terem melhores performances (potência) que os monovolumes, particularmente se se tratar de uma carrinha modelo mais desportivo.

Monovolume: vantagens

carrinha-ou-monovolume

São por excelência veículos para famílias numerosas. Têm a particularidade de não se distinguir onde começam e acabam os seus volumes (capô, teto e mala), ao estilo do ‘pão de forma’ (maior altura interior). Eis as vantagens de comprar um monovolume:

1. Conforto

Por serem mais altos, os monovolumes proporcionam uma viagem mais confortável (têm mais espaço), ideia reforçado se estivermos a falar de monovolumes de sete lugares.

2. Arrumação

Maior espaço é igual a maior arrumação. Como são pensados para famílias grandes, todos os espaços são aproveitados, criando várias zonas de arrumação. Além disso, podem ter uma fila de bancos traseiros reguláveis, o que se traduz em maior versatilidade na arrumação (facilita o encaixe das cargas) e mais espaço para os passageiros.

3. Visibilidade

Apesar de poder prejudicar na aerodinâmica, como têm o chassis em forma de caixote, os monovolumes permitem uma maior visibilidade ao condutor.

4. Segurança

Os monovolumes são dos veículos mais seguros para andar na estrada, quer por via dos variados sistemas de segurança com que habitualmente vêm equipados (vários airbags, por exemplo), quer pela maior visibilidade permitida aos condutores.

Carrinha ou monovolume: qual a melhor opção?

Como se percebe, existem diferenças entre as carrinhas e os monovolumes. A melhor escolha depende de cada caso (número de pessoas no agregado familiar, idades, etc.) e, naturalmente, das características que definir como prioritárias para o seu automóvel.

Veja também: