O que fazer ao encontrar o seu carro danificado no estacionamento?

Encontrou o seu carro danificado no estacionamento? Saiba o que fazer para tentar resolver a situação, sem ter de lidar com a mesma sozinho.

O que fazer ao encontrar o seu carro danificado no estacionamento?
Pode ainda ser possível identificar o culpado

Passar uma tarde no centro comercial pode ser muito agradável, mas chegar ao carro e ver que este está danificado já não o é. Esta situação, apesar de não ser muito comum, acontece e muitas vezes os automobilistas limitam-se a ir embora chateados. A verdade é que face ao carro danificado no estacionamento há algo que pode fazer para ser feita justiça.
 

O que fazer?

Se encontrou o seu carro danificado no estacionamento, o melhor que tem a fazer é tirar fotografias dos danos, e contactar as autoridades enquanto permanece no local até estas chegarem, para reportar o que aconteceu e mais tarde ter um relatório que, no mínimo, o vai ajudar com a seguradora.  Muitas pessoas dirigem-se logo à policia para fazer queixa-crime, mas não aconselhamos este procedimento pois, entretanto, podem ter sido limpos possíveis vestígios.

Se existirem testemunhas do que se passou, deve pedir-lhes os dados como o contacto, de modo a obter um depoimento no futuro. Terá posteriormente de ativar o seguro, para que não seja você a ter de pagar tudo.
 

Em parques pagos

Caso tenha encontrado o seu carro danificado no estacionamento em parques pagos, deve apresentar queixa por escrito à entidade que o explora assim que possível (para tal, possui um modelo no site da DECO). Deve, de qualquer modo, juntar provas como fotos e depoimentos de testemunhas. Caso a entidade que explora o parque se recuse a ajudar, deve então contactar a entidade gestora do parque.

É importante contactar as autoridades, independentemente do local onde dá com o seu carro danificado. Se o mesmo tiver um sistema de videovigilância, por exemplo, a entidade que o explora terá de dar acesso às autoridades, o que poderá ajudar a descobrir quem lhe danificou o carro.

Caso não consiga uma solução positiva, possui ainda a opção de contactar um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo.
 

Considerações

Muitas vezes, um carro pode ter sido danificado por ter objetos de valor visíveis no seu interior, que fizeram com que alguém com más intenções os tentasse roubar. O melhor a fazer é guardar objetos de valor de modo a que não sejam visíveis.

Deve, também, guardar sempre o recibo quando dá com o seu carro danificado em parques pagos, de modo a suportar as outras provas que tem.

Depois de encontrar o carro danificado no estacionamento tentar apresentar queixa contra desconhecidos é uma opção, mas pode não valer a pena pois esta acaba por não ter pernas para andar.


Veja também: