Publicidade:

Volvo XC40 eleito carro do ano 2018: conheça a máquina

O novo SUV compacto da Volvo é o carro do ano 2018. O Volvo XC40 sucede, assim, ao Peugeot 3008, sendo a 2ª vez consecutiva que um SUV arrecada a distinção.

Volvo XC40 eleito carro do ano 2018: conheça a máquina
Conheça ainda os 7 finalistas do concurso Car of The Year

No mercado desde 1927 , a Volvo tem produzido, ao longo da sua história, verdadeiros carros de luxo para os seus clientes – não só em termos de conforto e elegância, mas também em termos da fiabilidade da máquina. A reputação da marca sueca é inegável e a aposta no segmento dos SUV deu frutos. Isto porque o Volvo XC40 foi considerado o carro do ano 2018, arrasando a concorrência.

Os restantes 6 finalistas do concurso “Car of The Year” – cujo júri é composto por 60 jornalistas da área automóvel provenientes de 23 países europeus (entre os quais dois portugueses) -, mereceram, por mérito próprio, serem escolhidos de entre os 37 automóveis elegíveis. Eram eles o Kia Stinger; o Seat Ibiza; Alfa Romeo Stelvio; BMW Série 5; Audi A8 e o Citroën C3 Aircross.

Carro do Ano 2018: Volvo finalmente galardoada

carro-do-ano-2018Fonte: Volvo

O prémio Car of the Year existe desde 1964. O concurso avalia o que de melhor se faz na indústria automóvel e, entre outros parâmetros, são tomados em consideração fatores como a relação qualidade/preço, o design, o conforto, a segurança, a tecnologia e, mais recentemente, o impacto ambiental.

O Volvo XC40 passou com distinção em todas as categorias, razão pela qual foi eleito o carro do ano 2018. Assumidamente urbano, este compacto tem um design expressivo e tecnologia inteligente, para não falar do preço: a partir de 35 mil euros (versão Tech Edition T3 de 156cv).

Volvo XC40: funcionalidades que surpreendem

Além de ser o primeiro modelo Volvo construído com base na nova plataforma CMA (Compact Modular Architecture) – que servirá de base aos futuros modelos da gama 40 onde se irão incluir modelos totalmente elétricos – o XC40 foi desenhado para marcar a diferença não só em termos de espaço, funcionalidade e personalização mas também de segurança e infoentretenimento.

O XC40 estará disponível na motorização D4 a diesel e T5 a gasolina. Posteriormente serão introduzidas novas opções onde se inclui a motorização híbrida e uma versão puramente elétrica. O XC40 é o primeiro automóvel da Volvo que terá o novo motor de 3 cilindros da marca.

Dono de um dos maiores compartimentos de carga do seu segmento, este modelo possui ainda um conjunto de funcionalidades que se destacam dos demais do seu segmento, nomeadamente:

1. Tecnologia inteligente

carro-do-ano-2018Fonte: Volvo

Desde o ecrã táctil central fácil de utilizar até ao mostrador do condutor de alta resolução e sistema de controlo por voz que reconhece a fala normal, tudo está lá com um objetivo, descomplicar a vida do condutor.

2. Segurança: City Safety e Run-off Road Mitigation

carro-do-ano-2018Fonte: Volvo

O City Safety é um equipamento de série do carro do ano 2018.  Segundo a marca escandinava: “é como ter um copiloto sempre a zelar por si. Identifica outros veículos, peões, ciclistas e animais de grande porte que surjam à frente do veículo, avisando-o se estiver iminente uma colisão. Se o condutor não reagir atempadamente, trava automaticamente para o ajudar a evitar ou reduzir o impacto”.

A Volvo Cars já admitiu que quer consolidar a marca em torno de funcionalidades que promovam e contribuam para a segurança rodoviária. A Run-off Road Mitigation é um desses exempos. Se esta inovação detetar que está prestes a sair inadvertidamente da estrada, recorre a ajustes na direção e, se necessário, ao apoio à travagem para o ajudar a voltar ao seu rumo.

3. Espaço e arrumação

carro-do-ano-2018Fonte: Volvo

Entre outras características, este modelo disponibiliza um sistema de arrumação inteligente. Inclui compartimentos suficientemente espaçosos nas portas para portáteis e outros artigos, bem como ganchos desdobráveis amovíveis para pendurar sacos, roupa, etc. Além disso, disponibiliza uma suporte para telemóveis com capacidade de carregamento.

Graças a outras funcionalidades como o porta da mala elétrica/mãos-livres, basta mover o pé sob o para-choques traseiro para abri-la e fechá-la automaticamente. Existe também uma plataforma rebatível e amovível do compartimento de carga e encostos traseiros, que podem ser dobrados ao toque de um botão.

Em termos da condução propriamente dita, a posição elevada dos bancos proporciona uma excelente visibilidade e uma sensação de controlo absoluto.

4. Outras características

carro-do-ano-2018Fonte: Volvo

Além das funcionalidades referidas, o Volvo XC40 vem ainda equipado com:

  • Sistema Pilot Assist de condução semi-autónoma;
  • Cross Traffic alert com travagem automática;
  • Câmara 360° de apoio às manobras de estacionamento;
  • Sistema de som topo de gama Premium Sound com um exclusivo woofer ventilado a ar;
  • Serviço In-Car Delivery;
  • Aplicação Volvo On Call.

Saiba mais sobre esta jóia da coroa sueca, aqui.

Veja também: