Vale a pena comprar um carro zero km?

Quem se está a preparar para comprar um automóvel, sabe que os preços dos carros novos são elevados. Então, porque não optar por um carro zero km?

Vale a pena comprar um carro zero km?
Faça um bom negócio ao comprar um carro quase novo

Com as despesas diárias e os muitos impostos a pagar nem sempre é fácil comprar um carro novo. Mas existem outras alterativas, como comprar um carro zero km.

Existem várias vantagens em comprar um carro zero km. À partida, este tipo de carro precisa de muito menos manutenção do que um usado, pois é um veículo recente (normalmente matriculado com alguns meses) e tem 0 quilómetros ou muitos poucos quilómetros.

Além disso, encontram-se muitas vezes carros que foram matriculados (mas não averbados) pelo concessionário, como carros de serviço ou de exposição, que estão apetrechados de equipamentos extras (câmara de estacionamento, sistema de navegação, entre outros). A maior vantagem é que poderá comprar um carro praticamente novo por um preço inferior a um veículo que seja matriculado no mês seguinte. Saiba como negociar a compra do seu carro 0 km num concessionário.

5 dicas para comprar um carro zero km

1. Faça um test-drive

Nunca feche negócio por amor à primeira vista com um carro, seja um novo, um carro zero km ou um usado. Seja qual for o veículo escolhido, deve fazer um test-drive para saber que tipo de condução tem esse modelo. Não se esqueça que é importante o formato do banco, a posição da coluna de direção, a posição do painel, entre outros, até porque vai passar mais tempo dentro do carro do que a admirar a carroçaria.

2. Confira a lista de equipamentos

É comum na publicidade de um carro zero km estar a lista de equipamentos sofisticados que o modelo pode ter. Mas isso não quer dizer que o carro em questão que está a pensar comprar tenha esses equipamentos. Para que depois não se sinta enganado, fale com o vendedor sobre a versão escolhida e peça-lhe ajuda para conferir o equipamento que o seu “futuro” carro tem.

3. Negociar o preço

Negociar um desconto é quase uma obrigação para os clientes. Mas quando se trata de um carro zero km esse desconto já está por norma fixado. Se o veículo que deseja está a ter pouca procura no mercado, melhor para si, pois aumenta as hipóteses de comprar o seu carro zero km por um valor bem simpático.

Os descontos podem ser de sete mil euros ou superiores se se tratar de um veículo de gama alta. Ou seja, o desconto varia consoante o modelo, a marca e o número de quilómetros que pode ter. Quantos menos quilómetros tiver melhor é o negócio, pois o carro é quase novo.

4. Fazer várias comparações de financiamento

Quando tiver o preço do seu futuro carro zero km solicite várias opções de financiamento. Não se esqueça que pode optar pelo crédito automóvel – no seu banco ou na financeira da marca do automóvel –, pode pedir uma proposta a leasing, ADL ou renting automóvel. Deve analisar com cuidado todas as opções e só depois decidir qual a melhor proposta.

5. Aproveite as campanhas e faça um bom negócio

As marcas de automóveis querem vender carros. Depois de alguns anos de crise que afundaram as vendas agora as empresas apostam em fortes descontos para captar clientes. Esteja atento às campanhas agressivas das marcas e concessionários (como ‘open days’ ou eventos à porta para os clientes).

Muitas marcas fazem campanhas de financiamento com 0% de juros e condições exclusivas para alguns modelos, além de oferecerem descontos na troca de um carro usado por um novo modelo. Fique atento e faça o negócio dos seus sonhos.

Veja também: