Carros alemães ou japoneses: quais os melhores?

Carros alemães ou japoneses? Ambos os lados têm fãs, e não se pode exatamente dizer que um é melhor que o outro, mas existem diferenças.

Carros alemães ou japoneses: quais os melhores?
Existem diferenças a salientar

Se está a pensar comprar um carro e não consegue decidir entre carros alemães ou japoneses, vamos tentar ajudá-lo neste artigo. Tanto os carros japoneses como os alemães têm pessoas que os defendem com unhas e dentes pelos mais variados motivos. Apesar de as opiniões variarem, a Consumer Reports – uma publicação de renome para consumidores - arranjou-nos alguns fatos acerca de ambos.
 

As vantagens de carros alemães

Entre carros alemães ou japoneses distingue-se, acima de tudo, o desempenho e a fiabilidade. Em termos de desempenho, o prémio vai para os carros alemães, pelos menos de acordo com testes feitos recentemente.

Carros de marcas como a BMW e a Mercedes-Benz parecem ter mais potência, melhor maneabilidade, e melhor desempenho que marcas japonesas em situações apertadas. Note que os testes foram feitos em vários tipos de condições.

Além do desempenho, os carros alemães costumam ser feitos com um design um pouco mais agressivo, com um corpo feito para aguentarem com condutores que gostam de puxar pelo carro. Isto significa que costumam, também, ter bons resultados em testes de segurança.

 

As vantagens de carros japoneses

Entre carros alemães ou japoneses, seria injusto dizer que um tipo é mais seguro que o outro. Alguns carros japoneses têm também nota máxima em testes de segurança, e há modelos que também são feitos a pensar em condutores com chumbo no pé.

No entanto, os carros japoneses têm provado ser mais fiáveis que os alemães. Já alguns estudos têm demonstrado que estes não só duram mais tempo, como também dão menos problemas, desde que sejam bem tratados. Marcas como a Honda e a Toyota têm, com frequência, modelos bem classificados em termos de fiabilidade, o que lhes dá uma excelente reputação.

Entre os carros japoneses, o comum é estes não precisarem de muitos esforços em termos de manutenção, e não desvalorizarem tão rápido quanto os alemães.

 

Qual escolher?

Ditar uma escolha entre carros alemães ou japoneses é difícil, pois a distinção é vaga. Enquanto marcas japonesas como a Honda e a Toyota têm modelos de excelência em termos de fiabilidade, mas que são batidos em performance por carros alemães, existem outras como a Nissan e o seu GT-R, que é um autêntico monstro na estrada.

Assim, a escolha entre estes os dois baseia-se em modelos específicos de marcas, e convém apenas ter em conta que, regra geral, carros alemães são melhores em termos de desempenho, e carros japoneses são melhores em termos de fiabilidade. 

A escolha baseia-se não só em modelos específicos, mas também naquilo que você procura num carro.
Tenha o carro com que sempre sonhou - Veja este Crédito Automóvel que faz o impossível >>
Veja também: