Descubra como funcionam os carros elétricos

Está a pensar comprar um carro elétrico? Saiba como funcionam e quais as vantagens desses modelos movidos a eletricidade. 

Descubra como funcionam os carros elétricos
O futuro já chegou, mas sabe como funciona?

Há anos atrás, imaginar carros elétricos era tarefa para os realizadores de filmes de ficção. A tecnologia futurista estava longe de ser, de facto, introduzida no mercado automóvel. No entanto, o futuro chegou - e é agora. Estas máquinas surpreendentes já estão no mercado há algum tempo, mas evoluem cada vez mais.

Está a pensar comprar uma máquina elétrica para conduzir? Então vai gostar de saber que elas circulam em silêncio e têm menos vibrações: mas porquê?  

Se ainda tem dúvidas sobre como funcionam os carros elétricos, este artigo vai esclarecer todas, e sem complicar.
 

Como funcionam?

Os carros elétricos têm baterias que são o elemento crucial para o seu funcionamento. De certa forma, elas são semelhantes àquelas que vemos em smartphones ou computadores portáteis - mas são muito mais poderosas.

As baterias de modelos elétricos podem ser carregadas em vários pontos por todo o país, ou até em casa. Armazenam a energia que é utilizada para a propulsão do motor elétrico e são incrivelmente bem construídas, para além de potentes.

É muito fácil perceber como funciona um carro elétrico após o arranque: um controlador garante a eficácia do motor, ajudando a regular a eletricidade que vai da bateria para o coração da máquina, impedindo assim, sobrecargas e falhas. Por sua vez, o motor utilizará a energia para pôr o carro em movimento.

Os carros elétricos utilizam também uma tecnologia que ajuda a evitar o consumo excessivo de energia, aumentado assim a autonomia da bateria. A maior parte dos modelos tem uma autonomia inferior a 200km, mas os modelos com maior poder chegam a valores relativamente elevados.

Mas, antes de torcer o nariz para a autonomia de um carro elétrico, lembre-se: ela também é afetada por vários fatores, como o estilo de condução, a utilização do ar condicionado e condições atmosféricas e do pavimento.

O desenvolvimento destes carros tem feito com que, ao longo do tempo, o seu alcance de quilómetros seja aumentado e a potência cresça, tornando-os mais viáveis para os condutores que apreciam estas características num automóvel.

 

Quais as vantagens de ter um carro elétrico?

As vantagens de se utilizar um carro elétrico são várias, mas destacamos para si quatro, particularmente, interessantes. Tome nota:
  1. As máquinas elétricas destacam-se das convencionais pela capacidade de poupança. Carregar um veículo elétrico fica mais barato do que encher o depósito de um automóvel a gasolina/gasóleo.
  2. Veículos elétricos não poluem o meio ambiente, pois funcionam com eletricidade e não emitem gases nocivos.
  3. Os seus custos de manutenção também são relativamente baixos, uma vez que o motor elétrico é relativamente mais simples do que o de combustão interna.
  4. Há menos peças de desgaste e, portanto, menos idas à oficina.

Desvantagens? Temos uma para apresentar: modelos elétricos são, ainda, mais caros do que modelos com motor de combustão.

Está convencido das vantagens? Então descubra ainda mais incentivos à compra de veículos elétricos em Portugal e saiba que a rede de postos de carregamento está, também, em expansão.

Veja mais:

Continuar a Ler