4 carros históricos da Fórmula 1

Estes carros históricos da Fórmula 1 ajudaram condutores incríveis a ter sucesso, e foram inovadores ao ponto de fazerem a competição suar. Saiba quais são.

4 carros históricos da Fórmula 1
Conheça as nossas escolhas.

A Fórmula 1 já existe desde 1950, e desde então que pudemos ver carros impressionantes a darem tudo por tudo numa competição que faz com que milhares de fãs se deliciem. Recentemente tem parecido que a Mercedes está a dominar a competição, mas aproveitamos a ocasião para olhar para alguns carros históricos da Fórmula 1.
 

4 carros que marcaram a competição

 

1. Lotus 72

Lotus 72

O Lotus 72 foi um carro de campeão criado por Colin Chapman. O carro competiu entre 1970 e 1976, participou em 75 corridas e conseguiu sair vitorioso em 20 delas, chegando ao pódio em 39. Tudo graças ao design inovador que tinha e ao seu motor V8 da Ford.

O design de Chapman era inovador e aerodinâmico, o que fez com que este pusesse a competição a fazer horas extra para o igualar.

 

2. McLaren MP4/4

McLaren MP4/4

O McLaren MP4/4 foi um dos carros históricos da Fórmula 1 pelo domínio que este teve quando participou na competição. Em 1988, o carro participou em 16 corridas e, por mais incrível que pareça, ganhou 15.

O carro, com um motor V6 de 1,5 litros da Honda, era claramente superior à competição. O seu sucesso quase inigualável deveu-se também ao design e a quem esteve atrás do volante.

 

3. Ferrari F2002

Ferrari F2002

Já ouviu falar de Michael Schumacher? Schumacher foi sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 e é visto por muitos como o melhor de sempre na competição. Foi atrás do volante do Ferrari F2002 que teve maior impacto, logo este nunca poderia deixar de estar numa lista de carros históricos da Fórmula 1.

O carro ajudou Schumacher a terminar todas as corridas em que participou em 2002 no pódio, e mesmo sem Schumacher atrás do volante o carro teve bastante sucesso graças às inovações técnicas, à fiabilidade e ao incrível design.

 

4. Mercedes W05

Mercedes W05

O Mercedes W05 deixou a sua marca na competição ao ajudar a marca e Lewis Hamilton (campeão de Fórmula 1 em 2014 e 2015) a rebentar com a competição em 2014, um ano que marcou a carreira de Lewis. De 19 corridas o carro ganhou 16. Não está ao nível do McLaren MP4/4, mas continua a ser impressionante.

De acordo com alguns, o Mercedes W05 poderia ter chegado ainda mais longe se não tivesse enfrentado alguns problemas técnicos durante a sua curta carreira. No entanto, não deixa de ser um dos carros históricos da Fórmula 1, por ter dominado a competição numa altura em que houve mudanças quanto aos motores necessários para se poder competir.


Veja também: