Os carros mais económicos de 2015

Preparado para poupar no dia a dia? Vamos conhecer os carros mais económicos de 2015. Todos eles consomem pouco mais de 3 litros a cada 100km. Surpreendido?

Os carros mais económicos de 2015
4 modelos, todos eles com consumos de 3,2 litros.

Contas e mais contas. Eletricidade, água, gás, seguros de casa e carro, contas do supermercado acumulam-se todos os meses. Para isso vamos trabalhando de segunda a sexta e por vezes ao fim de semana, a isto junta-se também a fatura do combustível do carro. Nestes casos, tal como quando procuramos um eletrodoméstico, tentamos optar por um que tenha uma categoria energética melhor, isto é, A ou A+, e por aí em diante, com mais e mais e mais. Nos carros a lógica é a mesma, isto é, os carros que menos consomem são mais interessantes já que vão baixar os custos de utilização. Assim vamos procurar os carros mais económicos de 2015.

Vamos excluir os carros elétricos à venda em Portugal, já que estes são, sem dúvida, os mais económicos, visto que o consumo de combustível é 0. É consumida eletricidade, que tem um custo por quilómetro, que é sem dúvida mais baixo quando comparado com os combustíveis fósseis.
Também os híbridos vão ficar de parte, já que unem os dois mundos, tornando a corrida desleal, ainda assim, em Portugal pode adquirir um Opel Ampera, com consumos de 1,2 litros por 100km, um Mitsubishi Outlander, que faz consumos de 1,9 litros, ou um Toyota Prius consumindo 2,1 litros por 100km, na versão Plug-in.
 

Os carros campeões da economia em 2015

 

Citroën C4 Cactus - 3,2 litros

Há borrachas que moram nas zonas críticas que evitam pequenos riscos e amolgadelas. Apregoam estofos tipo sofá para um maior conforto, mas este Cactus não tem espinhos para a sua carteira. A versão 1.6 BlueHDi 100 Live, está entre os carros mais económicos de 2015, ao anunciar uns fantásticos 3,2 litros de consumo a cada 100 quilómetros percorridos. O preço ronda os 20 mil euros, com 100 cavalos, demora 11,8 segundos a chegar aos 100 km/h.
 

Hyundai i20 - 3,2 litros

Este é o mais pequenino dos carros mais económicos de 2015, consequentemente o mais barato anunciando 13.750€ para a versão 1.1 CRDI Blue Access. Velocidade máxima: 160km/h. Perfeito para viagens de cidade. Pequeno, barato e económico.
 

Opel Corsa - 3,2 litros

Versão de 3 portas, com preços de 19 mil e um jantar a dois. O motor que equipa este Opel Corsa é modesto e a gasóleo. É a versão 1.3 CDTI ecoFLEX Color Edition. Precisa de 11,9 segundos para chegar aos 100 km/h, com uns precisos 182 km/h de velocidade máxima.
 

Renault Clio Grand Tourer - 3,2 litros

Esta versão do Clio trouxe uma revolução no design e tornou-o mais apelativo na versão mais familiar, isto é, a carrinha. A versão Grand Tourer Energy 1.5 dCi 90 Confort é um dos carros mais económicos de 2015. Necessita de 18.350€ para o levar para casa em velocidades até aos 181 km/h, contudo o melhor é ficar-se pelos 120 km/h, apenas se viajar pela auto-estrada.
 


Os mais económicos de 2014

A sustentabilidade é uma preocupação de todas as marcas automóvel, que investem milhões no desenvolvimento de tecnologias que promovam a redução da pegada ecológica dos seus produtos. A Europa é o continente com normas mais rigorosas no que diz respeito ao controlo de emissões e por isso não surpreende que as marcas do Velho Continente liderem em matéria de eficiência energética.
 
Tal como também não surpreende que sejam os automóveis dos segmentos mais baixos os campeões de economia, porque são mais leves e têm motores mais pequenos. Mas a redução dos tamanhos (downsizing) é transversal a todas as marcas e modelos e a tecnologia tem evoluído tanto que os motores são cada vez mais pequenos e mais potentes, até entre os superdesportivos.
 
Não é todavia deles que aqui tratamos e sim dos modelos mais económicos lançados em Portugal ao longo de 2014.
 
Volkswagen Polo GP 1.4l TDI 75 Bluemotion

O mais económico

Assim, o campeão dos campeões é o Volkswagen Polo GP 1.4l TDI 75 Bluemotion. Proposto a partir 20 mil euros, o modelo alemão é equipado com motor Diesel de 1422 cc com potência máxima de 75 cavalos e binário máximo de 210 Nm. Tem um consumo combinado de 3,1 litros aos 100 km, para 173 km/h de velocidade de ponta e uns muito satisfatórios 12,9 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h.
 
O Seat Leon 1.6 TDI 110 Ecomotive Style, o Citroën C4 Cactus 1.6 BlueHDi 100 82g Airdream CVM Live, o novo Opel Corsa 1.3 CDTI 95 ecoFLEX Color Edition e o novo Renault Clio Energy dCi 90 83g S&S ECO2 Confort estão também entre os mais económicos de 2014, como se pode comprovar pelo top 20 da grelha anexa.
 
carros mais económicos 2014 em Portugal
 
Um destaque particular para o Skoda Octavia 1.6 TDI 110cv Greeline, um automóvel do segmento “D”, onde pontificam, por exemplo, o Volkswagen Passat, o Opel Insignia ou o Citroën C5. Proposto a partir de 27 mil euros, tem uma potência máxima de 110 cavalos extraída do motor Diesel de 1568 cc, que atinge um binário máximo de 250 Nm. Chega aos 206 km/h e demora 10,6 segundos dos 0 aos 100 km/h, para um consumo combinado de 3,2 litros aos 100 km. É o sexto mais económico de 2014 e uma proposta muito decente.
 
É certo que estes testes de consumos são sempre feitos em condições de otimização máxima da eficiência, em ambiente controlado e com carros guiados por pilotos profissionais. Em condições normais, nenhum condutor consegue atingir valores semelhantes, fazendo sempre consumos superiores em 10 ou 15 por cento aos declarados pela marca. Mas é igualmente verdade que as mesmas normas se aplicam a todos os construtores, pelo que as comparações são absolutamente fiáveis.
 
E também entre os automóveis de segmentos superiores e já na entrada dos de luxo há propostas de grande economia e de elevada potência. Atentemos, por exemplo, ao Audi A4 2.0 TDI 190 equipado com a eficiente caixa automática multitronic. É proposto a partir de 49 mil euros e alia potência a economia: debita 190 cavalos e atinge uns impressionantes 400 Nm de binário máximo. Chega aos 230 km/h de velocidade máxima e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos. Tudo isto com um consumo combinado de 4,5 l/100 km.
 

Top 20 dos carros mais económicos de 2014 em consumos e emissões

Marca Modelo l/100 km CO2-g/km
Volkswagen Polo GP 1.4 TDI 75 Bluemotion 3.1 82
Seat Leon 1.6 TDI 110 Ecomotive Style 3.2 87
Citroën C4 Cactus 1.6 BlueHDi 100 82g Airdream CVM Live 3.2 82
Opel Novo Corsa 1.3 CDTI 95 ecoFLEX Color Edition 3.2 85
Renault Novo Clio Energy dCi 90 83g S&S ECO2 Confort 3.2 83
Skoda Octavia 1.6 TDI 110cv Greeline 3.2 85
Volkswagen Golf VII 1.6 TDI BlueMotion 110cv Trendline 3.2 85
Audi A3 1.6 TDI 110 ultra 3.2 85
Hyundai i20 1.1 CRDi Blue One FL 3.2 84
Ford Fiesta 1.6 TDCi 95 Titanium Econetic 3.3 87
Volvo V40 D2 88g Start/Stop Momentum 3.4 88
Mini Novo Mini 3P One D 95 (F56) 3.4 89
Seat Ibiza ST 1.2 TDI CR 75 Reference Ecomotive 3.4 88
Citroën C3 1.4 e-HDi 70 Airdream CMP Exclusive 3.4 87
Peugeot 208 Access 1.4 eHDi 68 2-tronic 3.4 87
Renault Novo Mégane Sport Tourer Energy 1.5 dCi 110 S&S FAP ECO2 Confort 3.5 90
Alfa Romeo MiTo 1.3 JTDM 85 Trofeo 3.5 90
Fiat Punto 1.3 Multijet 16v 85 S&S Lounge 3.5 90
Mini Novo Mini 3P Cooper D 116 (F56) 3.5 92
Nissan Pulsar 1.5 dCi 110 N-TEC 3.6 94
 
Veja também: