Os carros mais seguros de 2016

A Euro NCAP já divulgou quais as suas escolhas dos carros mais seguros de 2016. Na lista, podem haver algumas surpresa devido a alterações nos testes.

Os carros mais seguros de 2016
Todo o cuidado é pouco, segurança primeiro

Todos os anos, o European New Car Assessment Programme (Euro NCAP) avalia a segurança dos carros que vão chegando ao mercado. Recentemente, a Euro NCAP elegeu os carros mais seguros de 2016, tendo este ano feito algumas alterações aos seus testes habituais, tal como a inclusão de testes duplos, de modo a testar versões base e com equipamentos de segurança opcionais.

Foram avaliados 18 modelos para chegarmos à lista dos mais seguros, sendo que a introdução de novos testes fez com que se encontrem algumas surpresas na lista.
 

Os 4 melhores carros de 2016 para quem quer segurança

 

Pequenos Familiares – Hyundai Ioniq

Hyundai Ioniq

O Hyundai Ioniq destacou-se entre os familiares compactos testados, graças a pontuações de excelência, como a de proteção de ocupantes adultos (91%) e de crianças (80%), tendo ainda uma excelente nota na proteção de peões (70%).

O modelo é relativamente acessível, e além de estiloso é económico e prático. Por estes motivos é visto como um grande rival do Toyota Prius.
 

Familiares – Toyota Prius

Toyota Prius

Graças à inclusão de novidades nos testes de segurança da Euro NCAP, o Toyota Prius conseguiu chegar a ser considerado pelo organismo europeu um dos carros mais seguros de 2016.  Nomeadamente, o que fez a diferença foi a inclusão de sistemas de deteção de peões.

O Toyota Safety Sense, integrado no Prius, é aparentemente um sistema que aumenta consideravelmente a segurança.  Os seus resultados no que toca à proteção de ocupantes adultos e de crianças foram também bastante altos.
 

SUV compactos – Volkswagen Tiguan

Volkswagen Tiguan

O Volkswagen Tiguan teve resultados ligeiramente superiores aos do Hyndai Ioniq em todas as categorias referidas. No entanto, foi também destacado o SEAT Ateca, pois apesar de não ter sido o vencedor da categoria, chegou a ficar perto, podendo ainda ser visto como um dos carros mais seguros de 2016.

O Tiguan é um modelo que pode não ser muito acessível, mas é relativamente luxuoso, espaçoso e, claramente, muito seguro. Em 2016 foi também distinguido pelo seu design.

O Mercedes-Benz Classe E foi o vencedor no que toca a carros executivos, mas por ter sido o único modelo testado nesta classe, não lhe foi atribuída a sigla “Best in Class”. Teve, no entanto, bons resultados que fazem com que seja um dos carros mais seguros de 2016. A proteção a ocupantes adultos foi das mais altas, tendo chegado a 95%, chegando a das crianças a 90%.


 

Os modelos mais seguros de 2015

 

1. Tesla S

Tesla S

O Tesla S, produzido desde 2012, foi dos poucos carros a ter cinco estrelas em todas as categorias de segurança em testes da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e da European Car Assessment Programme (Euro NCAP) em 2015.

De fato, numa escala de um a cinco, o carro teve 5,4 na NHTSA. Leu bem, o carro é tão seguro que quebrou a escala, mas não se ficou por aí. Num dos testes, no qual era exercida pressão sobre o tejadilho, o carro partiu a máquina – boa sorte a aleijar-se num destes.

 

2. Volvo S60

Volvo S60

O Volvo S60, em 2015, teve bons resultados em todas as áreas em testes feitos pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), uma entidade americana que se preocupa com a segurança nas estradas. Como se isso não chegasse, recebeu ainda bons valores por parte do governo federal americano, tendo nota máxima em vários testes.

Não se compara ao Tesla S, mas mesmo assim continua a ser dos carros mais seguros de 2015, e certamente o mais seguro que a Volvo tem nas estradas.

 

3. Mazda 3

Mazda 3

O Mazda 3 já deliciou muitos ao ser tão bom. Tem boa maneabilidade, é fácil de conduzir e tem um design fantástico. O fato de consumir pouco e de ser dos carros mais seguros de 2015 é a cereja no topo do bolo.

Com sensores que detetam veículos ao lado do carro e mudanças de faixa, e com excelentes resultados em testes de colisão frontal, é uma verdadeira obra de arte no que toca a segurança.

 

4. Mercedes-Benz Classe M

Mercedes-Benz Classe M

Desde que começou a ser produzido o Classe M tem vindo a melhorar, chegando ao ponto de ser um dos carros mais seguros de 2015. Com excelentes resultados em testes de organizações americanas e com um pacote de assistência ao condutor cheio de opções de segurança, este SUV conseguiu ser um Top Safety Pick + na IIHS (classificação de topo) e manter o legado da Mercedes, de ter carros com pouca taxa de mortalidade.

 

Os mais seguros de 2014

A segurança na estrada é algo muito importante para todos nós. O EuroNCAP é um programa de segurança automóvel que avalia carros dando-lhes um rating de 1 a 5 estrelas.
O melhor é evitar os acidentes, no entanto se não for possível o melhor é mesmo estar dentro de um destes carros.
Apresentamos os carros mais seguros de 2014, organizados por categoria, já que seria injusto comparar um grande familiar com um citadino.
 

Grande Familiar - Mercedes-Benz Classe C

mercedes-benz classe c
 
O modelo da Mercedes-Benz levou, em 2014, o troféu na sua gama. O Classe C passou todos os testes com distinção e teve direito às 5 estrelas da EuroNCAP.
Esta marca premium teve nos resultados 92% na segurança dos passageiros adultos e 84% nas crianças.
 
Dos carros testados em 2014, em segundo lugar ficou outra marca alemã, conhecida por ser o carro do povo, falamos do Volkswagen Passat. Este modelo também teve 5 estrelas, mas com resultados piores a nível geral, contudo na segurança dos passageiros (crianças) conseguiu melhores resultados - 87%.
 

Pequeno familiar - Nissan Qashqai

nissan qashqai
 
Esta marca japonesa veio revolucionar o mercado nacional com a inserção deste crossover. Foi bem recebido pelos portugueses e também teve bons resultados nos testes realizados.
O pequeno familiar arrecadou 88% na avaliação da segurança dos passageiros adultos e 83% nas crianças. Conseguindo, como é óbvio, as 5 estrelas.
Em segundo lugar ficou também um modelo da Nissan: o Pulsar. A fechar o pódio está o BMW Series 2 Active Tourer.
 

Citadino - Skoda Fabia

skoda fabia
 
O modelo da marca checa ganhou o título nos citadinos, sendo o único da gama a ter 5 estrelas. Muito por causa do prémio relativo ao multi collision brake, um sistema que acciona os travões depois de um acidente para evitar mais embates.
Nas percentagens, o Skoda Fabia, que pertence ao grupo Volkswagen, arrecadou 81% na segurança dos passageiros adultos e crianças, contudo dos carros testados em 2014, o Ford Tourneo Courier obteve 84% nestas duas categorias, ainda assim em 2º lugar apenas com 4 estrelas.
Em terceiro lugar fiocu o Hyundai i10.
 

Todo o terreno - Land Rover Discovery Sport

land rover disxovery sport
 
O modelo inglês conseguiu as 5 estrelas no rating com percentagens bastante boas. Na segurança dos passageiros adultos - 93% - e nas crianças - 83%.
Todos os modelos desta gama, que foram testados em 2014, conseguiram as 5 estrelas, contudo é o Discovery Sport que fica em primeiro lugar. Em segundo fica o Mercedes-Benz GLA e em terceiro o Nissan X-Trail.
 

O topo da tabela em 2014

De todos os carros testados em 2014 foi a Mercedes-Benz Classe C que ocupou o primeiro lugar da lista. Este modelo é um dos mais requintados para transportar pessoas. Quanto à segurança, é o melhor de 2014.
 

Diga-nos qual o seu carro para um Seguro Personalizado


 
Veja também:

Continuar a Ler