Descubra porque é que os carros não têm todos o depósito do mesmo lado

Sempre quis saber a razão para a escolha do lado do tanque de combustível? Nós temos a resposta.

Descubra porque é que os carros não têm todos o depósito do mesmo lado
O que explica a escolha do lado do tanque do combustível

Quantas vezes, enquanto está à espera para abastecer o seu carro, já se questionou relativamente à verdadeira razão para a escolha do lado da porta do tanque combustível? Se em alguns carros pode encontrar o bocal de abastecimento do lado esquerdo, noutros veículos encontra no lado direito.

Será uma questão científica complexa com uma resposta ainda mais intrincada? Será que a preferência de condução de cada país poderá ter algum tipo de impacto na decisão final dos construtores? Fica desde já o aviso: a resposta pode não deixá-lo muito satisfeito (ou entusiasmado).

De acordo com um representante da Ford, em declarações à Reader’s Digest, os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento dos veículos têm total liberdade para decidirem qual o local de colocação do tanque de combustível consoante o lado que apresente a melhor estrutura e o espaço mais adequado para acomodar este elemento fulcral do veículo.

Poderá não ser a resposta mais entusiasmante de todas mas, ainda assim, existem algumas justificações plausíveis.

Os sistemas de combustível estão regulamentados?

Nos Estados Unidos, existe regulamentação que ajuda a definir o lado da porta do tanque de combustível. Ainda que os fabricantes não sejam obrigados a escolher entre o lado esquerdo ou direito do carro, a lei obriga os produtores a respeitarem diversos aspetos na altura de escolher o lado da porta do tanque de combustível: terá de ficar colocado na parte mais larga do veículo e não poderá ficar junto a nenhum sistema elétrico (para evitar curtos-circuitos com eventuais fugas de combustível).

abastecer

Assim sendo, mediante as especificidades de cada modelo, os engenheiros responsáveis pela montagem dos veículos decidem qual o melhor lado para a colocação do tanque de combustível (desde que não seja colocada em causa a segurança dos passageiros).

Qual o lado do tanque do combustível do seu veículo?

Se teve de pensar durante alguns segundos na resposta, não se preocupe, não é caso único. Todos nós já tivemos episódios desses e nem sempre nos lembramos imediatamente qual o lado do tanque de combustível do nosso próprio veículo.

Para os mais distraídos, fica uma dica: esteja atento ao painel de instrumentos do seu carro. Junto à zona onde encontra a informação relativa ao nível do combustível poderá encontrar um símbolo de uma bomba de gasolina. Por norma, o lado em que se encontra a mangueira corresponde ao lado do tanque de combustível do seu veículo.

Nunca reparou neste pormenor? Esteja atento na próxima viagem. Dessa forma não volta a questionar-se quanto ao lado de combustível do seu carro. Boa viagem!

Veja também: