Publicidade:

O que acontece com carros novos não vendidos depois de sair um modelo novo?

Carros novos não vendidos e substituídos por modelos recentes costumam ficar em stock. As marcas costumam tentar apressar a sua venda.

O que acontece com carros novos não vendidos depois de sair um modelo novo?
Carros novos não vendidos: uma excelente oportunidade de negócio

Automóveis usados são, normalmente, os preferidos dos portugueses. Ainda assim, o objetivo, para alguns, continua a ser comprar um novinho em folha, com zero quilómetros. Porém, com tantos lançamentos, todos os anos, a questão coloca-se: afinal o que acontece com carros novos não vendidos e que são “substituídos” pelo modelo mais recente?

Carros novos não vendidos: o que acontece?

Todos os anos, as empresas automóveis lançam novos veículos de novos modelos. Porém, nem todos os automóveis ainda novos, que ainda não saíram das concessionárias e cujo lançamento ocorreu nos anos anteriores, foram vendidos. Isto origina que uma série de carros fiquem em stock.

Para combater isso, a maioria das concessionárias costuma oferecer financiamentos especiais e até descontos para vendê-los mais rapidamente. Por exemplo, quando uma marca avança com um novo modelo que vem substituir o do ano anterior, é nessa altura que deve tentar obter o carro do ano anterior, uma vez que, do outro lado, há um maior interesse em vender. Funciona como um hotel. Quando chega perto da data e ainda não reservaram todos os quartos, os preços descem.

Neste aspeto, a negociação e a capacidade de argumentação pode ser um aspeto a ter em conta.

Como comprar?

As concessionárias normalmente não costumam encomendar o modelo novo antes de tentar escoar o modelo “velho”. Portanto, e sabendo antecipadamente da vinda, tentam, através da sua rede de vendedores (há uma negociação do preço do modelo entre as duas partes) vender o máximo possível. O melhor que pode fazer é estar atento e tentar entrar em contacto com um dos vendedores. Aí entra a sua rede de contactos.

Também pode dirigir-se diretamente à fonte, mas aí está entregue à sua sorte, ao seu poder de argumentação e à recetividade do outro lado.

Vantagens

Para além do preço reduzido que pagará por um carro novo, a outra grande vantagem é que o veículo foi lançado há mais tempo, existindo a possibilidade de a maioria das falhas de fabrico já ter sido corrigida. Na teoria, quanto mais tempo passar, melhor será a fiabilidade do seu veículo nesse aspeto.

A partir de 1 ano desde o lançamento do novo modelo (não é assim tão linear, mas procuramos generalizar a título de exemplo) e, tendo em vista, a sua “substituição”, os carros novos não vendidos começam a ficar apetecíveis, do ponto de vista financeiro e de segurança.

Veja também:

Também lhe pode interessar: