Os 9 carros usados mais fiáveis de 2017

A Audi conseguiu colocar três modelos entre os carros usados mais fiáveis de 2017. Descubra a lista completa da DEKRA.

Os 9 carros usados mais fiáveis de 2017
Os carros que dão menos problemas

Comprar um carro usado nem sempre é uma decisão fácil. A fiabilidade de uma marca ou modelo leva, muitas vezes, a optar por um determinado veículo. De forma a ajudar os consumidores a tomar uma decisão racional e acertada, a empresa alemã DEKRA divulga todos os anos o “Relatório de Falhas”, onde revela os modelos de carros usados mais fiáveis, por segmento, em 2017.

O Indicador de Falhas DEKRA (DFI – DEKRA Fault Index) analisou um universo de 15 milhões de carros usados na Europa, durante um período de dois anos. A DEKRA sublinha ainda que “a condição técnica do veículo é mais influenciada pelo número de quilómetros do que pela idade”.

Para cada modelo são analisadas mais mil unidades com quilometragens entre os 0 e os 50 mil km, 50 mil e os 100 mil km e os 100 mil aos 150 mil km. A DEKRA, entidade de referência na análise ao setor automóvel, explica que teve em consideração cinco parâmetros: chassis/direção, motor/ambiente, carroçaria/estrutura/interior, sistema de travagem e sistema elétrico/eletrónico/iluminação.

A empresa alemã salienta ainda que o número de falhas detetadas por modelo teve “em consideração as falhas do veículo e não as que falhas que são atribuídas ao condutor do veículo, como alterações efetuadas ao carro ou o estado dos pneus”.

Se está a ponderar comprar um carro consulte a lista dos carros usados, por segmento, onde foram detetadas menos falhas.

Carros usados mais fiáveis de 2017

1. Utilitários: Honda Jazz

Honda Jazz

Dos modelos em análise, neste segmento, a anterior geração do Honda Jazz, comercializada entre 2008 e 2015, é o utilitário mais fiável. A DEKRA não encontrou qualquer problema no Honda Jazz, tendo este modelo obtido uma pontuação de 74,6%.

A DEKRA salienta que o Honda Jazz é valorizado pelo espaço e versatilidade, e que apenas faz uma nota menos positiva aos travões traseiros, que podem apresentar “sinais de corrosão e gasto prematuro ou desigual”.

2. Familiares compactos: BMW Serie 1

BMW Serie 1

No segmento de compactos a melhor nota vai para o BMW Serie 1, lançado em 2011. Este foi eleito o melhor dos familiares com 86,3%. A DEKRA elegeu o BMW Serie 1, o único da classe com tração traseira, como o que apresenta menos problemas nas inspeções.

Não foi apontando nenhum problema relevante ao Serie 1 de 2011. Na análise foi destacado apenas o elevado número de faróis de nevoeiro danificados.

3. Familiares Médios: Volvo S60/V60

Volvo S60

O Volvo S60/V60 (lançado em 2010) voltou a ser considerado, pelo terceiro ano consecutivo, o familiar médio com menor número de veículos com problemas. Este modelo obteve uma pontuação de 89,4%. A DEKRA sublinha que não tem nenhum problema relevante a reportar, sendo este o modelo de carros usados mais fiáveis na categoria de familiares médio.

4. Gama alta: Audi A6

Audi A6

A melhor pontuação entre os veículos de gama alta, pela segunda vez, coube ao Audi A6, lançado em 2011. Com 94,6% dos veículos analisados sem qualquer problema detetado, o Audi A6 é o carro que menos falhas apresentado no relatório da DEKRA, ficando à frente do Mercedes Classe E (91,8%).

No relatório, a DEKRA explica que o Audi A6 foi o modelo mais fiável na sua classe, mas também em termos absolutos. As únicas falhas detetadas foram alguns danos invulgares no para-brisas.

5. Desportivos e descapotáveis: Audi TT

Audi TT

A marca alemã conseguiu também colocar o Audi TT entre os melhores resultados nos modelos desportivos e descapotáveis. Nas unidades dos Audi TT – 2ª geração (2006-2014) e Audi TTS (2009) destaca-se os excelentes resultados nas quilometragens mais elevadas.

Em termos de falhas apontadas, a DEKRA realça alguns escapes danificados verificados durante as inspeções, um desgaste excessivo nas pastilhas e discos de travão e fissuras e rachas no para-brisas. Mesmo assim, este modelo ficou acima da média com uma pontuação de 81,1%

6. SUV: Audi Q5

Audi Q5

Além das duas categorias anteriores, a Audi colocou-se no topo dos SUV usados mais fiáveis, com o modelo Q5 de 1ª geração (2008-2016). As únicas falhas apontadas são um elevado número de fissuras e rachas nos para-brisas, tal como, no A6 e no TT. O Audi Q5 conseguiu uma pontuação de 89,3% na classe dos SUV usados mais fiáveis de 2017.

7. Monovolumes: Ford C-Max

Ford C-Max

Entre os familiares compactos, o eleito foi o Ford C-Max de 2ª geração (2010), tendo vencido com uma pontuação de 89%. No entanto, a DEKRA sublinha que apesar do Ford C-Max ser o vencedor entre os MPV, é conveniente verificar o estado dos discos e pastilhas de travão e dos casquilhos nos braços da suspensão.

8. Pequenos Comerciais: Mercedes-Benz Vito/Viano

Mercedes-Benz Vito

O Mercedes Vito (2011) e Viano foram considerados os melhores entre os furgões compactos. Nesta categoria, a DEKRA detetou nos modelos vencedores fugas de óleo do diferencial em unidades com poucos quilómetros e ainda, a existência de molas partidas e sistemas de escape soltos.

Os modelos da Mercedes-Benz atingiram uma pontuação de 67%, sendo na categoria de pequenos comerciais os usados mais fiáveis de 2017.

9. Grandes Comerciais: Renault Master

Renault Master

Na categoria dos furgões de grandes dimensões o vencedor é o Renault Master de 3ª geração (2011), com uma pontuação de 63%, a mesma do ano passado.

Neste furgão de grandes dimensões, a DEKRA aconselha a verificar a cobertura/proteção do eixo de transmissão que pode quebrar-se. Foram ainda encontradas falhas nas pinças de travão por apresentarem fugas e no sistema de iluminação.

Veja também: