AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como elaborar uma carta de apresentação para estágio

Uma vez que não tem qualquer tipo de experiência em contexto empresarial, é extremamente importante que dê valor à sua carta de apresentação.

Como elaborar uma carta de apresentação para estágio
4 dicas úteis

Claro que deve criar um CV, com toda a sua formação e com experiências anteriores que possa ter tido, mas o especial enfoque deve ser na sua carta de apresentação para estágio.

Há dicas básicas a ter em conta para conseguir uma carta de apresentação perfeita, bem como erros mais comuns a evitar, mas o ideal será que tenha os seguintes aspetos em conta na hora de elaborar a sua carta de apresentação para estágio.


O que escrever na carta de apresentação para estágio


1. Apresente-se

Não tem experiência de trabalho? Não há problema. Fale sobre si. Refira os seus pontos fortes, mas não esconda os pontos mais fracos. Acima de tudo, seja sincero, mas procure sempre demonstrar o seu interesse e a sua vontade de aprender.

Explique quais os motivos que o levam a querer um estágio na organização e aquilo que o motiva. Não seja maçador, mas procure demonstrar ao recrutador que o seu trabalho pode ser uma mais-valia para a organização.



2. Faça uma carta de apresentação personalizada  

Uma coisa que tem de aprender, desde já, é que no que toca a procura de emprego e, neste caso, de estágios, é que é extremamente importante que procure enviar informações da forma mais direcionada que lhe for possível. A carta de apresentação deve então ser algo adequado e direcionado à organização para a qual está a enviar.

Adapte o discurso ao perfil da empresa, de modo a que a sua carta de apresentação para estágio esteja adequada à entidade em questão.



3. Procure incluir testemunhos

Testemunhos de colegas ou de professores podem ajudar a valorizar a sua carta de apresentação, mas seja original na forma como os inclui na mesma. Procure fazer com que esses testemunhos não tornem a sua carta de apresentação enfadonha.

A título de exemplo, se refere alguma caraterística sua que considera ser do interesse do recrutador, corrobore-a utilizando o testemunho de um colega ou professor.



4. Evite erros

Evite, a todo o custo, erros sintáticos e de ortografia! Releia a carta de apresentação as vezes que forem necessárias ou peça a alguém para a ler. Não quer que a sua primeira impressão seja uma carta de apresentação com erros, pois não?



Não desista!

Acima de tudo, não desista! Não vai conseguir o seu estágio com o envio da primeira carta de apresentação. O ideal será que seja persistente e que não desista. Procure ir melhorando a sua carta de apresentação e, acima de tudo, que vá investindo em si e na sua formação, pois esse investimento irá compensar no futuro.
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: