Publicidade:

5 dicas para redigir uma carta de pedido de aumento salarial

Quer pedir um aumento e não sabe como? Ajudamo-lo a redigir a sua carta de pedido de aumento salarial, para que não lhe faltem argumentos.

5 dicas para redigir uma carta de pedido de aumento salarial
Como e quando escrever uma carta de pedido de aumento salarial

Gostaria de ganhar mais dinheiro e considera que merece, contudo, não sabe como pedir um aumento. A nossa sugestão é que formule o pedido por escrito, ou seja, que escreva a sua carta de pedido de aumento salarial.

Carta de pedido de aumento salarial: como e quando escrevê-la?

Antes de começar a escrever a sua carta de pedido de aumento salarial, pesquise. Certifique-se de que seu pedido de aumento é razoável e ajustado aos valores que são praticados pelo mercado.

Ao fazer esta análise, considere sempre o setor de atividade em que a empresa opera, a conjuntura sócio-económica do seu país e o seu perfil funcional específico: grau de especialização, nível de qualificações académicas e número de anos de experiência.

Assim, mesmo que esteja a pedir um aumento salarial significativo, o seu superior não deixará de reconhecer que o pedido é justo – se é praticável ou não, isso já é outra questão.

pedido de aumento salarial

1. Seja específico e objetivo

É importante ser-se específico quando se pede um aumento de salário. Quantifique as suas realizações e os seus feitos sempre que possível. Não fique à espera que o seu chefe conheça todo o seu trabalho na empresa, sobretudo se esta for uma organização de grandes dimensões.

2. Reúna informações sólidas

Quanto mais sólidas são as suas informações, mais hipóteses terá de ser bem-sucedido. Em que é que o seu trabalho contribuiu para o aumento de vendas da empresa? Quantas pessoas estiveram sob sua coordenação nos últimos anos? Que projetos inovadores implementou e/ou exportou para outras sucursais da empresa? Refira todos estes aspetos na sua carta de pedido de aumento salarial.

3. Solicite uma reunião

Um assunto tão delicado como este não se discute apenas por escrito. Disponibilize-se para reunir com o seu superior hierárquico para debater o assunto, e não se esqueça de se preparar bem para a reunião. Vai ter que comunicar, negociar, argumentar, ser persuasivo e ter boa memória!

4. Use os seus trunfos

Ao estudar o mercado e perceber que outra empresa paga melhor aos seus colaboradores, de certa forma coloca em cima da mesa a possibilidade de deixar o seu atual trabalho por um outro que seja melhor remunerado. Negoceie com o seu superior a possibilidade de ser aumentado com base no seu estudo de mercado.

5. Seja cordato

Uma carta de pedido de aumento salarial deve ser dirigida ao seu superior, redigida num tom amistoso, mas assertivo e objetivo. Use uma linguagem adequada ao contexto de trabalho.

Veja também: