Modelo de carta de reclamação e cuidados a ter

Saiba ao que deve dar atenção quando escreve uma carta de reclamação, que tom utilizar, a quem se dirigir, bem como outros cuidados a ter.

Modelo de carta de reclamação e cuidados a ter
Veja o exemplo em caso de dúvida

Certamente já esteve em situações em que quis reclamar, mas pode acabar por não o ter feito através de uma carta, ou por não valer a pena perseguir a causa, ou por não saber exatamente como o fazer. Escrever uma carta de reclamação bem-sucedida implica alguns cuidados, de que falamos neste artigo.

Escrever uma carta de reclamação que dá resultados

A primeira coisa a fazer ao escrever uma carta de reclamação, depois de se identificar quem escreve a quem e a quem é dirigida, além das saudações iniciais, é explicar o propósito da carta, indo diretamente ao assunto. Esta parte inicial da carta deverá conter dados pertinentes tais como o local, a data, etc.

É importante documentar claramente o ocorrido e, sempre que possível, referir a legislação em vigor. Identifique tudo o que já fez para tentar resolver a situação, e anexe documentos relevantes para que estes ajudem a fortalecer o seu caso, aumentado a possibilidade de ver resolvida a sua situação.

No final da carta de reclamação deve referir qual a resolução pretendida, sendo razoável. Seja um reembolso, a substituição de um produto, ou a melhoria de um serviço, deverá ser o mais específico possível.

Cuidados a ter

Ao escrever uma carta destas pode ter a tentação de utilizar linguagem mais forte, e por vezes partir para ameaças. Isto não vai ajudar de modo nenhum, logo não o deve fazer. A carta deve ser escrita num tom informal, deve ser concisa, e deve estar devidamente formatada. No final da mesma deve agradecer a atenção ao destinatário e ser cordial.

A carta deve ser dirigida ou ao departamento que trata de assuntos do cliente, ou diretamente ao conselho de administração da empresa, de modo a garantir melhores resultados. Deve dar à empresa um prazo razoável, como por exemplo 10 dias, para que esta possa resolver o problema.

Note também que deve sempre ter atenção a prazos. Por vezes um dia pode fazer a diferença. Por fim, deve assinar sempre a carta antes de a enviar com aviso de receção.

Modelo de carta de reclamação

(Nome e morada do remetente)

(Nome e morada do destinatário)

(Localidade e data)

(Assunto)
Exmo(s) Senhor(es)
No passado dia 14 de janeiro dirigi-me ao seu estabelecimento cuja morada está acima indicada, com intenção de reparar um computador da marca ______, modelo ______, comprado neste mesmo estabelecimento no dia 6 de janeiro. Referi nesta altura que precisava que o aparelho fosse reparado a qualquer custo o mais rapidamente possível, tendo então sido informado de que a reparação não demoraria mais do que uma semana.

Passou-se já um mês desde este contacto inicial e o aparelho não está ainda reparado. Depois de alguns telefonemas, foi-me dito que faltava uma peça que teria de ser encomendada pelo representante da marca, e que esta ainda demorará alguns dias a vir. Não faz sentido que me seja dada uma data que não poderia ser cumprida, sendo a vossa marca um reparador oficial que não tem as peças necessárias para a reparação de equipamentos da marca que vendem.

Posto isto, concedo-vos um prazo de 7 dias para que o aparelho seja reparado e me seja devolvido. Peço também um aparelho de substituição que possa utilizar até ao anterior estar reparado, reservando-me ao direito de dar conhecimento da situação ao representante da marca em Portugal.

Com os melhores cumprimentos,
(O cliente)

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