Como escrever uma carta de demissão?

Precisa de escrever uma carta de demissão, mas não sabe como fazê-lo? Veja os nossos exemplos e dicas, em que se poderá basear para escrever a sua.

Como escrever uma carta de demissão?
Veja alguns exemplos e dicas que poderão ajudar

Escrever uma carta de demissão exige a utilização de uma linguagem formal, a que pode não estar habituado no seu quotidiano. Pode, por isso mesmo, precisar de dicas neste sentido.

Se precisa de escrever uma carta de demissão, mas não sabe como fazê-lo, veja os exemplos que deixamos para si, nos quais se poderá basear para escrever a sua própria carta. Veja também algumas dicas fundamentais relacionadas com este assunto.

Dois exemplos de cartas de demissão

Exemplo 1


Local e Data
Ex.mos Senhores,
Tendo por base o artigo ___ do Decreto-lei ____, venho por este meio comunicar que tomei a decisão de rescindir o contrato de trabalho que até à data mantenho com a vossa empresa, com efeitos a partir do dia______.
Desta forma, solicito a V. Exas que levem a cabo o cálculo dos vencimentos que terei direito a receber até à presente data em que rescindo o contrato.
Desde já, agradeço a oportunidade que me foi dada de trabalhar nesta empresa, desejando votos de muito sucesso.
Com os melhores cumprimentos,
Assinatura e nome por baixo da mesma.

Exemplo 2


Local e Data
Ex.mos Senhores,
Através da presente carta, comunico a intenção de rescindir o contrato de trabalho com a vossa empresa. Esta rescisão vigorará a partir do dia ________. Desta forma, cumpro a obrigação, prevista pela lei, de informar a entidade patronal com sessenta dias de antecedência.
Informo também que pretendo usufruir do período de férias que tenho direito até à data acima referida, solicitando ainda o pagamento dos subsídios de Natal e de Férias devidos, em proporção aos dias em que estive a exercer funções no corrente ano.
Sem mais assunto de momento, apresento os melhores cumprimentos,
Assinatura e nome por baixo da mesma

carta de demissão

Outras dicas

1. Antes de escrever a sua carta de demissão, reflita bem sobre esta tomada de decisão;
2. Saiba, de antemão, o prazo legal que terá de cumprir para poder rescindir o seu contrato;
3. Escreva a carta com linguagem cuidada e formal;
4. Antes de entregar a carta, tenha o cuidado de informar o seu chefe acerca da sua intenção;
5. Entregue a carta diretamente ao seu chefe ou no Departamento de Recursos Humanos.

Estes são exemplos em que se poderá basear para escrever a sua própria carta de demissão. Não deixe também de seguir as dicas que lhe deixamos. Lembre-se que é importante deixar uma boa imagem junto das empresas com quem colabora, pois são elas que poderão dar referências sobre si em futuras oportunidades de trabalho.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.