Cartão de crédito: como funciona

O cartão de crédito é um bom método de pagamento que veio, na altura em que surgiu, revolucionar a forma como fazemos compras, e tem vindo a evoluir de forma favorável para o consumidor. 
São poucos os que ainda não o utilizam. Mas todos compreendem bem o seu funcionamento?

Cartão de crédito: como funciona
O que é, afinal, um cartão de crédito e como o utilizar?

O cartão de crédito é um meio de pagamento que permite efectuar compras ou levantar dinheiro até um determinado limite que é estipulado consoante o plafond atribuído.
 
É um cartão que possibilita comprar agora e pagar depois, sem ter dinheiro disponível na sua conta à ordem, em prazos que variam dos 30 aos 50 dias.
 

Funcionamento de um cartão de crédito

 

O cartão de crédito permite:

  • Fazer compras sem ter dinheiro na sua conta à ordem;
  • Fazer compras online;
  • Acumular pontos associados aos pagamentos que se podem reverter em vantagens. Esta opção depende de banco para banco.
 
Como? É simples. Com o cartão de crédito pode adquirir bens e pagar mais tarde. O banco adianta o dinheiro que poderá depois repor faseadamente.
 

Como podem ser feitos os pagamentos?

Os prazos que os bancos estipulam para o cliente repor o dinheiro emprestado são acordados entre ambas as partes. Os prazos de pagamento variam de banco para banco e de contrato para contrato, no entanto, há regras:
  • Modalidade 100%: se o cliente optar pela modalidade de pagamento a 100%, significa que pagará a totalidade do empréstimo até à data limite e neste caso fica isento de juros.
  • Modalidade parcial: se o cliente optar por uma modalidade de pagamento parcial, serão aplicados juros.
 
Saiba que a data-limite para o pagamento do montante utilizado é acordada previamente, entre o cliente e a instituição de crédito. 
 

Os juros

As taxas de juro associadas aos cartões de crédito podem ser:
  • Taxas de juro fixas;
  • Taxas de juro variáveis.
 
Qualquer uma das taxas é definida contratualmente, consoante o banco e o tipo de condições associadas a cada cartão. No entanto, as taxas de juro praticadas pelos bancos não poderão, por lei, ir além dos 27,5%.
 

O plafond

Para cada cartão de crédito é definido um plafond, ou seja um limite máximo de crédito. Este limite é renovável, pois sempre que são liquidados os anteriores valores em dívida, o plafond é novamente disponibilizado.
Quando escolher o plafond do seu cartão de crédito, lembre-se sempre que só pode pedir emprestado o que conseguir pagar. Há um truque de pode ser benéfico nestes casos e que ajuda: nunca peça um plafond superior ao montante do seu vencimento líquido mensal. Desta forma tem a certeza que conseguirá sempre cobrir o que gastar.
 

O que é o estorno?

O estorno do dinheiro no cartão de crédito é o cancelamento de uma compra. A loja ou o estabelecimento devolvem o valor da compra directamente para o cartão de crédito. 
Este processo pode demorar entre cinco e sete dias úteis após ter sido feito o pedido de estorno.
 

Como escolher um cartão

Todos os cartões de crédito têm vários factores associados que variam de banco para banco. Quando o seu banco lhe der a possibilidade de ter um cartão de crédito, não perde nada em comparar as condições com as do restante mercado. Um cartão de crédito tem:
  • Custos de anuidade;
  • Taxas de juro e serviços associados;
  • Benefícios dados pelo banco mediante a sua utilização;
  • Seguros associados.
Todas estas características são variáveis e podem representar mais ou menos dinheiro no orçamento familiar ao final do mês
 

Principais vantagens

1. O conforto
Em qualquer lado, caso não tenha dinheiro na sua conta à ordem, pode efectuar um pagamento com o seu cartão de crédito sem qualquer problema.
 
2. Em viagem
Quando está em viagem, existem muitos países onde é muito mais simples a utilização do seu cartão de crédito do que o de débito, que acaba por ser rejeitado em muitos sítios. No estrangeiro, o seu cartão de crédito também poderá oferecer seguro de assistência médica. 
Tudo depende das condições do seu banco. Esteja atento.
 
3. Compras online
É certo que hoje em dia existe mais do que uma forma de fazer compras online, mas a maneira mais confortável é sem dúvida utilizando o seu cartão de crédito.
 

Dicas para utilizar o seu cartão de crédito

1. Peça um plafond baixo:
Na altura de escolher o seu plafond, nunca peça um montante superior ao seu vencimento líquido mensal. Desta forma, tem a certeza de que mesmo que algo corra mal, o crédito que tiver pedido pode ser liquidado com o seu vencimento;
 
2. Lembre-se que tem sempre de pagar:
Não compre mais do que pode pagar na realidade. Lembre-se que embora o banco empreste esse dinheiro, terá sempre de o repor depois.
 
3. Cumpra regras de segurança:
  • Assim que receber o seu cartão de crédito, assine-o. É uma forma de proteger a sua identidade;
  • Memorize o seu código secreto (NIP) e não o escreva em nenhum sítio que possa ser de fácil acesso para outros;
  • Se por acaso perder o seu cartão de crédito, terá de o anular imediatamente;
  • Ao fazer compras online, certifique-se de que está a interagir com sites seguros;
  • Utilize os códigos do cartão apenas em sites cujos padrões de segurança estejam referenciados e cumpram a lei
  • Não passe os seus códigos do cartão de crédito a ninguém nem os escreva em folhas soltas, nas notas do telemóvel ou em blocos.
 
Veja também: