Cartão de Crédito: como usar e fazer dele um amigo

Saiba quais os erros a evitar e como usar o cartão de crédito para que este seja um aliado na sua gestão financeira e não um inimigo.

Cartão de Crédito: como usar e fazer dele um amigo
Usar cartão de crédito pode causar-lhe muitas amarguras.

Ter um cartão de crédito na carteira pode ser bom ou mau. Tudo depende da forma como o utiliza. Parece exagero?! Mas não… a verdade é que atualmente o número de pessoas que recorre ao uso de cartão de crédito para efetuar pagamentos é cada vez maior. No entanto, a utilidade desta ferramenta pode ser facilmente deturpada. Muitos são os utilizadores que perdem o controlo da utilização do “famoso pedacinho de plástico” e acabam atolados em dívidas. 
Para evitar que o cartão de crédito se torne o seu pior pesadelo, basta que preste atenção às dicas seguintes. 
 

4 dicas para fazer o seu cartão de crédito um aliado

 

1. Mantenha um registo das suas compras com o cartão de crédito

Registe todas as compras que faça com o cartão. Se souber exatamente quanto tem que pagar, vai custar-lhe menos quando receber o extrato mensal. Lembre-se que ter um cartão de crédito não significa ter dinheiro extra, por isso anote todos os pagamentos que efetuar com o cartão. Assim, além de saber qual o valor a ser descontado do seu saldo bancário, toma consciência do seu limite de crédito evita provocar estragos nas suas finanças.
 

2. Verifique sempre o extrato

Os erros de faturação são muito comuns nos dias que correm e o cartão de crédito não é exceção. Apesar dos inúmeros alertas para a possibilidade de fraude bancária, são muitos os utilizadores que descuram este detalhe. O mundo não vai parar se perder dez minutos a analisar o seu extrato do cartão de crédito. Verifique todas as despesas mencionadas no seu extrato para evitar pagamentos não autorizados ou fraudulentos. Além disso, desta forma verifica se o seu banco lhe está a cobrar apenas os valores acordados (anuidades, etc.).
 

3. Evite ter demasiados cartões

Se um pode ser perigoso, vários podem explosivos. Para quem tem dificuldades em controlar as despesas do cartão de crédito, ter demasiados pode significar uma verdadeira carga de trabalhos. Ao invés, procure ter um cartão que dê resposta às suas necessidades específicas. Lembre-se que quanto maior a oferta, maior será a probabilidade de se deixar levar pelo descontrolo.
 

4. Garanta o pagamento do extrato do cartão de crédito na data prevista

Um atraso no pagamento das despesas do cartão de crédito significa juros. E juros é algo que quer evitar! Garanta que no dia apontado para o débito, do valor das suas despesas do cartão, tem o dinheiro disponível. 
 
Em suma, ter um cartão de crédito não tem que ser algo negativo. Depende de si utilizá-lo da melhor forma. Lembre-se que usar indevidamente o seu cartão pode ter efeitos devastadores na sua vida. Ter um bom controlo sobre a sua utilização evita que se enrole numa verdadeira “bola de neve” de dívidas.
 
Veja também: