Cartão de crédito: vantagens e desvantagens

Como todos os meios de pagamento, a utilização do cartão de crédito tem prós e contras. Conheça a lista das vantagens e desvantagens do cartão de crédito.

Cartão de crédito: vantagens e desvantagens
Lista completa das vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Quais as vantagens e desvantagens do cartão de crédito? A oferta de cartões de crédito por parte das entidades bancárias é vasta, mas nem sempre este meio de pagamento é visto com “bons olhos” por parte dos consumidores.

É certo que, quando usado de modo incorreto, o cartão de crédito pode trazer graves problemas de endividamento, pois é quase como andar com um crédito pessoal na carteira. E todos conhecemos casos de uso abusivo ou indevido do cartão de crédito.

No entanto, o cartão de crédito não tem só desvantagens. Quando usado de forma criteriosa, pode ser uma ferramenta financeira bastante valiosa. Um passo decisivo para usá-lo corretamente é conhecer as vantagens e desvantagens do cartão de crédito.

Confira a lista completa de vantagens e desvantagens do cartão de crédito.

Vantagens do cartão de crédito


Flexibilidade e conveniência

Com um cartão de crédito é escusado andar ou ter dinheiro em determinado momento para fazer uma compra necessária. Pode, por exemplo, chegar ao fim do mês e, mesmo que não tenha dinheiro na conta, ir ao supermercado comprar alimentos, o que pode ser importante em certos meses.

É também útil para uma emergência. Se o fizer tendo a certeza que terá dinheiro suficiente para pagar o montante total gasto na data acordada, é certamente uma vantagem. Pagar em parcelas ou levantar dinheiro adiantado (cash advance), também pode ser útil em situações de emergência, mas implica o pagamento de juros (informe-se antes de o fazer para perceber se compensa).

Fazer compras online

Uma das principais vantagens do cartão de crédito é que se tornou um meio de pagamento de excelência em compras pela internet, pois não é possível usar muitas das outras formas de pagamento tradicionais. Assim, muito do comércio online é efetuado através de cartões de crédito.

Transversalidade de uso

O cartão de crédito é aceite em praticamente todo lado, nomeadamente no exterior, tornando-o essencial nas suas viagens (profissionais ou férias) para o estrangeiro.

Recompensa

A utilização dos cartões de crédito, sobretudo os de fidelização, traz, na maioria dos casos, recompensas, através de um sistema de pontos, como descontos (combustível ou compras), promoções, ofertas especiais (milhas, seguro e assistência em viagem, por exemplo) ou até a devolução de parte do dinheiro (cash back) que utiliza nas compras efetuadas.

pagamento com cartao de credito

Segurança

Além do óbvio – andar com cartão de crédito em vez de dinheiro diminui o risco de ser roubado ou de perder o dinheiro –, os cartões de crédito têm um sistema de proteção em caso de perda ou de roubo.

Controlo das despesas

As compras com cartão de crédito ficam registadas e são passíveis de consulta online, sempre que desejar, o que permite uma maior monotorização da sua atividade financeira.

Desvantagens do cartão de crédito


Endividamento

Quando usado incorretamente, o cartão de crédito pode dar uma falsa sensação de ter mais dinheiro do que realmente tem, originando consecutivas compras por impulso (desnecessárias) e induzindo os consumidores à compra (compra fácil e frequente). Estas situações terminam, invariavelmente, em endividamento.

Taxas de juro elevadas

As taxas de juro dos cartões de crédito são muito altas (normalmente superiores aos outros meios de financiamento), especialmente no cash advance, quando não paga o valor usado na totalidade (fuja dos pagamentos parcelados), e nos atrasos nos pagamentos.

cash advance

Falências/insolvências pessoais

Dizem os estudos que muitos dos casos de falência dos consumidores está diretamente ligado ao mau uso do cartão de crédito.

Fraude

As fraudes com cartões de crédito são uma possibilidade que deverá ter sempre presente como uma das suas desvantagens. Assim, nunca perca de vista o seu cartão de crédito, tenha cuidado quando está a digitar o código e esteja atento a possíveis acessos a detalhes da sua conta em compras online (fraudes pela internet com os cartões de crédito).

Não promove a poupança

O cartão de crédito promove o consumo e não a poupança, faz tornar mais fácil a compra e, consequentemente, mais difícil o poupar. A facilidade do pagamento a crédito leva muitas famílias a gastarem mais do que podem. Pode ser prejudicial a longo prazo.

Veja também: