Cartão de crédito: vantagens e desvantagens

O cartão de crédito, como qualquer outra forma de pagamento, oferece benefícios e contrapartidas. Se por um lado permite maior flexibilidade na gestão do seu orçamento, acarreta preços mais caros para os bens que adquire.

Cartão de crédito: vantagens e desvantagens
Nem tudo são vantagens na utilização do cartão de crédito.

Qual é o seu pior pesadelo? Abrir o extracto do seu cartão de crédito e ver milhares de euros gastos em compras que você nunca fez? É pouco frequente, mas pode acontecer caso seja vítima de fraude. No entanto, há outras questões relativas ao uso do cartão de crédito com as quais também se deve preocupar.

 

Desvantagens

1. A facilidade com que gasta dinheiro, devido à impossibilidade de o ver fisicamente. A facilidade do pagamento a crédito leva muitas famílias a gastarem mais do que podem. A taxa de juro cobrada pelos bancos sobre o saldo devedor é elevada.
 

2. É fundamental que tenha sempre bastante cuidado para não perder o controlo de quanto dinheiro gasta por mês utilizando o seu cartão de crédito, para que mais tarde não surjam dificuldades económicas. 

 

3. Outro aspecto que deve ter em consideração ao utilizar o cartão de crédito é o facto das compras ficarem mais caras, pois não se esqueça que são adicionadas taxas de juro aos valores da compra.

 

Vantagens

1. Efectuar compras com o cartão de crédito poderá trazer várias vantagens como sejam a possibilidade de comprar aquilo que necessita, apesar de não ter dinheiro suficiente disponível em determinada altura, criar um registo das compras efectuadas, em caso de emergência tem sempre uma forma de pagamento disponível. 

 

2. Em determinadas situações é muito útil, como é o caso das viagens, já que a maior parte dos cartões de crédito incluem seguro e assistência em viagens com várias coberturas associadas. 

 

3. É mais fácil comprar, não há necessidade de encher a sua carteira com dinheiro e quase todas as lojas aceitam pagamentos com cartão de crédito. 

 

4. O facto de não andar com dinheiro evita que o perca ou que seja roubado. Se eventualmente perder o seu cartão de crédito, estará protegido desde que informe imediatamente o banco emissor. Nestes casos será o banco a pagar as taxas e não o cliente.

 

Veja também: