Cartão de débito: tudo o que precisa de saber

Sabe quais são as vantagens de um cartão de débito? Neste guia encontra toda a informação que precisa sobre estes cartões que nos facilitam a vida.

Cartão de débito: tudo o que precisa de saber
Conheças as vantagens deste tipo de cartão

O cartão de débito é um dos principais instrumentos de pagamento utilizados hoje em dia, de tal modo que, muitas vezes, já só contamos com ele para fazer transações no nosso dia-a-dia.

Há diferenças entre os tipos de cartões bancários que existem no mercado – nomeadamente os cartões de débito, de crédito ou pré-pagos – pelo que é importante conhecer as diferenças de cada um para assim fazer as escolhas mais acertadas, de acordo com as suas necessidades.

Cartão de débito: o que é?

Um cartão de débito é um cartão que está associado a uma conta à ordem e que permite ao seu utilizador fazer pagamentos, transferências bancárias e levantar dinheiro, entre outras operações. O valor disponível para utilizar com o cartão é o da conta à ordem a este associada e, como tal, quando é utilizado, o valor é retirado diretamente do saldo da conta à ordem.

Face ao cartão de crédito existem algumas diferenças, tal como não ter uma linha de crédito associada, assim como o facto de não ser aceite em determinados países. Muitas vezes, o cartão de débito não pode ser utilizado para fazer compras online, ao contrário do cartão de crédito.

Tem custos associados?

A maior parte das operações que podemos realizar com um cartão de débito não tem qualquer custo. No entanto, o cartão em si pode vir a ter, dependendo da instituição bancária da qual é cliente. No Banco CTT e no AtivoBank, por exemplo, estes cartões não têm qualquer custo, noutros bancos os custos variam.

De acordo com a DECO, o preço destes cartões tem vindo a aumentar ano após ano, sendo que, em 2009, a anuidade média era de €6,89 e, em 2016, a o pagamento anual já tinha subido para €15,17.

Vantagens do cartão de débito

Quando comparado com um cartão de crédito, o cartão de débito apresenta algumas vantagens. Um cartão de crédito, por exemplo, muitas vezes implica que o cliente se tenha de submeter a uma análise por parte do banco, sendo que pode só estar disponível para quem apresentar determinados rendimentos mensais. No de débito tal não acontece.

Este tipo de cartão permite também um maior controle dos gastos, uma vez que ao pagar com este não se tem de lidar com quaisquer outros encargos. Os pagamentos com cartões de crédito, por outro lado, podem implicar ter de lidar com a cobrança de juros caso não faça uma boa gestão da linha de crédito disponibilizada.

Veja também:

Continuar a Ler