Casas de madeira: 10 bons motivos para comprar uma

As casas de madeira representam uma nova forma de estar e de viver a vida. Mais saudável, mais natural e, inclusive, mais económica. Descubra porquê.

Casas de madeira: 10 bons motivos para comprar uma
Descubra as vantagens, desvantagens e mitos sobre o tema

Simbolismo de um estilo de vida mais sustentável, as casas de madeira são cada vez mais uma alternativa para quem opta por construções sustentáveis, mais amigas da Natureza e da carteira. No entanto, o contexto histórico da humanidade já nos remete para este tipo de habitações, já que no período Neolítico se utilizavam as construções em troncos de árvores e os historiadores romanos afirmavam que já naquele tempo, na Alemanha, se construíam casas de madeira, a partir de troncos cortados em secção quadrangular.

Assim, a arquitetura em madeira, partindo destes princípios, foi evoluindo e passando por uma fase de construção popular, alcançando níveis surpreendentes e de grande realização à medida que o desenvolvimento tecnológico foi evoluindo. Hoje, as casas de madeira são bastante populares e têm cada vez mais procura, sendo que é nos países da Ásia, África, e América do Sul que encontramos alguns dos exemplos mais impressionantes.
 

Porquê optar por casas de madeira?
 

1. O Mundo tem cada vez mais casas de madeira

80% das casas são construídas em madeira. Constroem-se todos os anos mais de 2 milhões de casas de madeira em todo o Mundo.
 

2. Rapidez de construção

A simplicidade de construção permite que as casas de madeira sejam construídas em poucas semanas.
 

3. Preço

A qualidade de uma casa de madeira não implica que seja mais cara que uma casa de construção tradicional.
 

4. Qualidades técnicas inquestionáveis e solidez

Os componentes de uma casa de madeira são fabricados à máquina, com uma tolerância de fabricação muito estrita. A estrutura de madeira tem uma garantia de precisão mais fiável que uma construção no local, dado que a madeira é um material estruturalmente muito forte. Além disso, a madeira utilizada tem um tratamento antitérmicas.
 

5. Economia de energia

  • A madeira conserva o calor tão bem como a frescura
  • De todos os materiais sólidos de construção, a madeira é a mais isolante acústica e térmica, para além das normas
  • Economias excecionais de energia (cerca de 30%)
  • A madeira é 12 vezes mais isolante que o betão
  • A madeira é 350 vezes mais isolante que o aço
  • A madeira é 1550 vezes mais isolante que o alumínio.


casas


6. Um ótimo conforto

A madeira é um regulador natural de humidade e temperatura, potenciando uma atmosfera sã e calorosa.



7. Envolvência com o Ambiente

A madeira respeita os locais e as paisagens, facilitando uma integração harmoniosa com a paisagem.



8. Ecologia

  • A madeira é um produto natural não tóxico e reciclável
  • A madeira não irradia radioatividade, gases ou poeiras ou eletricidade estática
  • A madeira reduz o efeito de estufa porque fixa o gás carbónico em excesso no nosso planeta.


9. Uma boa resistência ao fogo

  • Muito pouca dilatação térmica (1/3 da dilatação do aço ou do cimento)
  • Contrariamente à ideia existente, a madeira resiste melhor ao fogo que os outros materiais de construção.


10. Longevidade

Como já referimos, os nossos antepassados já construíam casas de madeira. Elas atravessaram os tempos em perfeitas condições e fazem hoje parte do nosso património histórico.

 



Onde encontrar casas de madeira económicas?

Atualmente já há algumas marcas de casas de madeira a vender esta tipologia de habitação em Portugal com qualidade inquestionável. Saiba onde encontrar casas de madeira económicas e onde estão as melhores casas de madeira para venda.  



5 desvantagens das casas de madeira


1. Menor resistência

A constituição natural da matéria-prima das casas de madeira acaba por as tornar mais suscetíveis a fenómenos da natureza. 



2. Emissão de ruído

Exceto casos muitos raros é completamente normal as casas de madeira emitirem ruídos, inicialmente pelo ajuste do material e numa fase posterior devido às próprias características da construção como um todo. 


casas de madeira


3. Manutenção adicional

As casas de madeira exigem atenção especial para prolongar o seu tempo de vida útil. No entanto essas intervenções têm custos residuais.



4. Resistência questionável

Apesar dos bons níveis de resistência e durabilidade apresentados pelas casas de madeira de qualidade superior, a verdade é que, casas construídas com este material, principalmente as mais económicas, poderão revelar-se muito mais suscetíveis a desastres naturais do que outros tipos de casas. Em regiões caracterizadas pela ocorrência regular de cheias, furacões e sismos, uma casa de madeira poderá não oferecer todos os níveis de proteção e estabilidade requeridos.



5. Necessidades especiais de manutenção

A madeira, para que dure e ofereça os níveis de resistência desejados, necessita de ser devidamente tratada. Isso significa, entre outras coisas, prestar atenção a todas as suas necessidades e proceder a uma boa manutenção ocasional da mesma.

 



Mitos sobre casas de madeira

As casas de madeira estão, desde sempre, associadas a vários mitos. Isto acontece porque, por vezes, pode ser difícil aceitar outro tipo de construção além do convencional.


1. Casa de verão

A ideia que a casa de madeira é apenas uma casa para o verão é um dos mitos mais comuns, devido ao facto deste tipo de construção se ter popularizado como habitações de férias, principalmente dentro do turismo rural. Hoje a realidade é muito diferente.



2. Materiais de construção e aquecimento

As casas construídas com madeira são perfeitamente habitáveis e confortáveis. O seu aquecimento funciona exactamente da mesma forma que uma casa convencional de tijolo, além de que o seu isolamento vai estar de acordo com o material ecológico de toda a casa. Portanto, a única coisa diferente será mesmo a sua estética: as paredes são de madeira. 



3. As casas de madeira e os incêndios

É automático pensar que em caso de incêndio, o fogo se propague muito rapidamente por toda a casa. A fórmula é usar produtos de proteção para a madeira e manter sempre o bom estado da casa, fazendo vistorias e manutenção regulares para evitar que pequenas falhas de segurança se tornem problemáticas. Na verdes, todo o tipo de casas corre risco de incêndio por não existirem atitudes de segurança e precaução.



4. Preço das casas de madeira

Para uns, as casas de madeira podem ser caras, mas acredite que são mais económicas quando comparadas com casas de tijolo. No entanto, tenha em atenção que as casas de madeira de hoje são construídas com a mais alta tecnologia e com os materiais mais resistentes, portanto, tudo tem o seu preço. 

Sem dúvida que as vantagens são superiores às desvantagens, por isso a decisão final é, claro, sempre sua. Pondere preços, discuta o assunto com a família e decida como será a sua nova casa.

Veja também: