Casas modulares: vantagens e desvantagens

As casas modulares são edifícios construídos a partir de módulos pré-construídos: quais são as suas características, vantagens e desvantagens?

Casas modulares: vantagens e desvantagens
Vantagens e desvantagens desta construção alternativa

As casas modulares são uma solução muito atual em termos de construção de habitações. Este método era já muito utilizado em soluções industriais e mesmo comerciais, mas, nos últimos anos, estendeu-se também à construção de moradias familiares. A principal característica destas casas é serem compostas por módulos pré-construídos, que já vêm produzidos de fábrica e que, por isso, exigem um planeamento muito bem definido.


Rapidez e eficiência

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma casa modular não significa propriamente que seja uma construção mais frágil e muito mais barata. Estes edifícios obedecem a todas as normas de construção e, apesar de terem um período de execução mais rápido, isso pode não se traduzir num preço inferior. A verdade é que estas casas são cada vez mais escolhidas pelas vantagens que apresentam.

 

Vantagens das casas modulares

  • Os módulos são construídos em fábricas, o que garante uma proteção dos materiais em relação às condições climatéricas. Só quando já estão devidamente prontos e preparados é que ficam expostos ao exterior.
  • Ao escolher uma casa modular, terá ao seu dispor um catálogo com imensas opções de design. Além disso, poderá personalizar quase tudo: janelas, portas, cores, número de pisos, entre outros aspetos. Alterar o layout da casa, acrescentando ou retirando módulos, é também uma possibilidade extremamente atrativa.
  • A pré-construção dos módulos, de acordo com o pedido do cliente, será a fase mais demorada, pois a montagem in loco dos materiais é bastante rápida, já que se trata de um processo simples e fácil.
  • Os preços das casas modulares são fixados quando se escolhe o modelo e as características da casa, portanto não sofrem alterações com o surgimento de imprevistos, como acontece com a construção tradicional.
  • O isolamento de todos os materiais em fábrica garante maior eficácia e menor necessidade de sistemas de aquecimento ou arrefecimento.

 

Desvantagens das casas modulares

  • Umas das maiores desvantagens das casas modulares é o facto de ainda não ser tão fácil obter financiamento para a sua construção. Ainda por cima, elas exigem um investimento quase total anterior à construção da casa.
  • O transporte dos materiais para o local pode também ser uma desvantagem, pois nem todos os pontos do país possuem fábricas de construção de módulos.
  • Para poder iniciar a construção de uma casa modular é imperativo que possua ou adquira um terreno e isso pode ser um gasto adicional considerável.

As casas modulares não exigem cuidados de manutenção complexos, embora eles dependam do tipo de material usado nos módulos. Podem ser feitos em aço galvanizado, ou em madeira, ou através do uso de contentores. Cada um destes materiais pede cuidados distintos e devem ser amplamente explicados no momento da seleção e compra da sua casa modular.

Veja também: