Casas modulares: tudo o que precisa de saber

Práticas, acessíveis e mais económicas. Este é um curto resumo das casas modulares. Mas para saber mais sobre o assunto, tem mesmo que ler o artigo até ao fim.

Casas modulares: tudo o que precisa de saber
Características, preços, onde comprar – explicamos tudo

Provavelmente já ouviu falar delas e possivelmente já deu por si a considerar as vantagens de ter uma. As casas modulares são, atualmente, uma opção fiável e muito mais barata para quem quer ter casa própria.

No entanto, por muitas vantagens que encontre no tema, também há um lado menos positivo de que iremos dar-lhe conta. E referimo-nos essencialmente à informação veiculada, que pode transmitir a ideia errada, de casas baratas e sem falhas. Na realidade, as casas modulares podem mesmo ser a solução ideal para muita gente, mas apenas quando verificadas determinadas condições. Cabe-lhe a si avaliar!
 

Configurações das casas modulares

As configurações, dimensões e aparência das casas modulares dependem integralmente do construtor. Ou seja, cada empresa irá fornecer-lhe plantas, dimensões e materiais completamente diferentes. Com um ou dois pisos, com um, dois, três ou mais quartos… Qual o projeto que se irá adequar às suas necessidades? 

Além disso, existem empresas que fazem os módulos revestidos a madeira, outras têm opção de revestimento em cimento ou com painéis isoladores de vários materiais. Há ainda casas modulares com vários estilos de construção: minimalista vs moderno; citadino vs rústico e campestre. Por tudo isto, pense bem no estilo de casa de que mais gosta e nas suas necessidades em termos de planta de casa, e depois procure um construtor que lhe forneça a casa com o aspeto, os materiais e a configuração que deseja!
 


4 vantagens das casas modulares


Prazo de execução de obra bastante curto

Algumas casas modulares podem ficar concluídas em três meses.
 

Maior segurança e fiabilidade

É sabido que o método de construção é mais controlado e sujeito a normas e procedimentos bastante rigorosos, pelo que as construções estarão menos sujeitas a apresentar problemas e defeitos.
 

Podem ser melhoradas e customizadas

Com este tipo de construção pode sempre acrescentar módulos se a família crescer ou apenas se quiser. No entanto, deverá sempre solicitar as devidas licenças de construção – com todos os aborrecimentos que um processo burocrático pode acarretar.
 

Preço

Como todo o processo construtivo está normalizado e os materiais são negociados antecipadamente e em grandes quantidades, estas casas tendem a ser muito mais baratas do que a construção tradicional.
 


4 desvantagens das casas modulares


O preço pode ser mais elevado do que supunha inicialmente

Principalmente se tiver de comprar o terreno. E ainda tem de somar as despesas de preparação do terreno onde a casa modular vai ser implantada, nomeadamente com terraplanagens e escavações podem aumentar o preço final. 


Dificuldades no financiamento e no investimento

Em Portugal poderá não conseguir empréstimo para a aquisição deste tipo de habitações, e, caso o consiga, saiba que poderá pagar juros mais elevados quando comparando com a aquisição de uma casa tradicional.  Outro grande inconveniente destas habitações é o facto de terem de ser pagas antes de a sua construção ser iniciada.
 

Licenciamento

No nosso país, ainda encontrará algumas dificuldades no licenciamento deste tipo de casas, podendo ser um processo mais complicado do que licenciar uma casa de construção tradicional.
 

Cautela com as modificações 

Se no momento da compra de casa modular não estiver atento ao tipo de materiais que está a planear ter, o preço final pode subir consideravelmente, e inclusivamente ultrapassar o preço de uma casa de construção à medida.

 


Preços das casas modulares

Fique a par de alguns preços de referência praticados por algumas empresas em Portugal:



Durabilidade das casas modulares

É legítimo questionar-se se uma casa construída em três meses terá uma durabilidade sequer aproximada da das casas de construção tradicional, certo? Certo! Esta é na verdade uma das questões mais colocadas aos fornecedores das casas modulares.

Este tipo de construção é de alta qualidade e, na maioria das vezes, usam-se materiais mais caros e melhores do que nas construções tradicionais, o que aumentará a sua durabilidade. No entanto, saiba que não está previsto na lei um período mínimo de garantia sobre as casas modulares. 
Ainda assim é o período médio de durabilidade deste tipo de construção oscila entre os 50 e os 70 anos.  

 

Casas modulares – questões a ter em conta

A finalizar, recomendamos ainda que no momento da decisão e antes da compra do seu novo lar de sonho, tenha em atenção as seguintes questões:
  • No preço final está incluído o IVA, bem como o transporte de todos os materiais?
  • Quais os materiais disponíveis para o preço apresentado?
  • Qual a espessura das paredes e qual o tipo de isolamento?
  • As louças do WC e os móveis de cozinha estão incluídos?
  • A montagem está incluída no preço final?
  • O projeto de arquitetura é um valor adicional?
  • Terá que pagar taxas camarárias?
  • Quais as possibilidades de expansão e modificações?
  • A nível de financiamento, o construtor tem algum protocolo ou parceira com algum banco?

Numa casa modular ou tradicional, o importante é ter um espaço onde possa sentir-se o melhor e o mais seguro possível. Afinal é isso que torna uma casa num lar.

Veja também: