Publicidade:

11 castelos de Portugal que deve conhecer

É difícil não se sentir uma rainha, um príncipe ou um valente cavaleiro depois de conhecer estes castelos de Portugal. Viaje connosco de norte a sul do país.

11 castelos de Portugal que deve conhecer
Viaje no tempo nestes castelos

Com o tempo, muitos destes castelos de Portugal transformaram-se em pousadas, espaços museológicos ou até palco de recriações históricas notórias. Não faltam exemplares de arquitetura impressionantes e de uma beleza inigualável também… Venha conhecer sítios incríveis que o nosso país guarda e aproveite para viajar no tempo.

11 dos mais belos castelos de Portugal


Castelo de Almourol

castelos de portugalFonte: Commons/tiago186703274

Cheio de lendas, teve origem num castro lusitano e numa edificação romana. Em 1171 este castelo de Portugal foi reconstruído pelos Templários e, no centro de uma pequena ilha do Tejo, ficou com 18 metros de altura e nove torres.

Castelo de Santa Maria da Feira

Conhecido pelas recriações históricas da Viagem Medieval organizada anualmente, este é um dos castelos de Portugal do tempo medieval mais completo do país. Construído no século XI e repensado quatro séculos mais tarde, é dos poucos que ainda se mantém em bom estado.

Castelo de Guimarães

castelo de guimaraesFonte: Commons/António Amen

Este castelo de Portugal é um dos mais importantes do país, ou não fosse ele sinónimo da fundação do país. Diz-se que foi aqui que D. Afonso Henriques nasceu e só por isso já merece uma visita.

Castelo de Viana do Alentejo

Apesar de ficar numa vila pacata, este castelo foi alvo de um merecido restauro em 2010. Historicamente falando, foi construído em 1313 e é uma das mais notáveis obras góticas tardias no país.

Castelo de Monsaraz

Quem diz o castelo fala, na verdade, de toda a aldeia medieval. O castelo foi construído no século XIII e tudo o que fica albergado pelas muralhas parece parado no tempo. No bom sentido, claro.

Castelo de Óbidos

castelo de obidosFonte: Commons/duca696

Construído pelos mouros mas desenhado séculos mais tarde (XII), é um dos poucos que recebeu nova função. Assume agora a função de pousada. Muito romântica, por sinal. Toda a vila, aliás, está para os turistas como o mel está para as abelhas.

Castelo de Bragança

Datado de 1187, neste castelo de Portugal encontramos a “Torre da Princesa”, por ter guardado a mulher de um fidalgo acusada de adultério. Uma das torres do castelo é agora um museu militar e não faltam histórias para conhecer.

Castelo de Tomar

Muito visitado por causa do Convento de Cristo, classificado Património Mundial da Humanidade, o Castelo de Tomar é uma das obras mais impressionantes do país.

Castelo da Pena

castelo da pena

Palácio Nacional da Pena, mais conhecido apenas por Castelo da Pena ou Palácio da Pena, situa-se na vila de Sintra, distrito de Lisboa, e simboliza uma das principais expressões da arquitetura do Romantismo do século XIX – sendo mesmo o primeiro castelo deste estilo em toda a Europa. Em 2007, este nosso palácio foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Castelo de Marvão

Mais até do que o Castelo de Marvão, a vila muralhada que o circunda é a grande atração turística. Construído em 1299, tem uma das melhores vistas do país.

Castelo de Alter do Chão

Medieval, de 1359, com um portal gótico, uma torre de menagem de 44 metros de altura e três torres retangulares, este é um dos melhores exemplares de conservação no que a castelos de Portugal diz respeito.

Castelo de São Jorge

castelo de sao jorgeFonte: Pixabay/juliaorige

Construído pelos mouros, em Lisboa, conta com 11 torres restauradas no século XX. Além de ser um dos monumentos mais populares (e, por isso mesmo, visitados) do país, tem uma vista incrível sobre a capital.

Veja também: