Publicidade:

Catacumbas de Paris: como visitar

Tem vontade de visitar as catacumbas de Paris? Saiba como programar a visita, quanto custa, como e quando ir. Prepare-se, pois é uma experiência com um misto de atividade cultural e alguns arrepios pelo meio.

Catacumbas de Paris: como visitar
Um local cheio de mística

Escavadas inicialmente com o objetivo de se obter calcário para a construção civil, as Catacumbas de Paris assumem já um marco de referência dentro do circuito turístico da Capital de França. Venha descobrir connosco este labirinto subterrâneo com mais de 300 quilómetros (sendo apenas 1 km para visitar), onde se encontram os ossos de aproximadamente 6 milhões de pessoas.

Tudo sobre as Catacumbas de Paris


catacumbas de paris

Um pouco de história

Comecemos, então, pelo princípio. Depois de escavadas estas “grutas” com o objetivo de utilizar o calcário na construção de edifícios urbanos, surgem, por volta de 1786 várias epidemias e enfermidades com alta taxa de mortalidade. E foi assim que surgiu a ideia de transplantar os ossos dos defuntos dos cemitérios e fossas comuns de Paris para estas catacumbas, na esperança de lutar contra surtos e doenças generalizadas.

Foi com este processo que cresceu, ano após ano, e que as suas paredes, tetos e chão ficaram literalmente revestidas com ossos e caveiras. Uma espécie de Capela dos Ossos, mas em dimensões gigantescas.

Como visitar as catacumbas de Paris

Como já referimos, da extensão de 300 quilómetros, apenas cerca de 1 quilómetro pode ser visitado. Isto acontece porque, outrora, este espaço era aproveitado para rituais e atos de magia negra e bruxaria.

É ilegal entrar nas catacumbas sem estar acompanhado de um guia oficial, assim como o limite máximo de visitantes em simultâneo é de 200 pessoas.

Conte com uma temperatura de cerca de 14ºC e com 130 degraus para chegar às catacumbas. Depois, para voltar ao nível da rua, terá de subir 83 degraus.

Não é aconselhável que bebés e crianças participem na visita. Pessoas com menos de 14 anos só podem entrar mediante acompanhamento de um adulto. Além disso, não é aconselhada a visita a pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou nervosos.

Como chegar

Situado na morada ‘1 Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 75014’, consegue chegar às catacumbas de Paris apanhando o metro das linhas 4 e 6 e saindo na Denfert-Rochereau. Se preferir autocarro, deve apanhar o 38 e o 68.

Quanto custa visitar as catacumbas de Paris

A entrada normal tem o custo de 10€. Se desejar uma visita guiada com audioguia e com entrada prioritária, terá de desembolsar 52€ . O bilhete pode ser comprado online, evitando as filas habituais deste espaço.

Quando posso visitar

As visitas decorrem de terça a domingo, das 10h00 às 20h30, sendo a última admissão às 19h30.

Veja também: