Catálogo do Ikea: como era há 15 anos?

Há 15 anos, o catálogo Ikea era muito diferente do que é hoje. Acompanhe a evolução dos artigos e surpreenda-se.

Catálogo do Ikea: como era há 15 anos?
Veja o que mudou e o que se mantém 15 anos depois

O catálogo do Ikea tornou-se quase um guia para quem quer dar um ar novo e fresco à sua casa. Encontramos o catálogo de 2002 e demo-nos conta de que, apesar de ainda haver produtos que conseguiram sobreviver ao longo dos anos, a evolução não só do design do mobiliário, como das cores, os electrodomésticos, entre outras coisa, é simplesmente espantosa. Principalmente porque parece que 2002 foi ontem. 


Cores

cores

O Ikea vem-nos habituando há já muito tempo aos tons neutros de que ficamos fãs. No entanto, há 15 anos não era bem assim. O uso quase excessivo em alguns casos de esquemas de cor bastante ousados e que agora nos parece excessivo era na altura arrojado e otimista. 
 


Sofás

sofá

Quem nunca teve um já icónico sofá Klippan? Encontramo-lo no catálogo Ikea de 2002 e, certamente, em todos os outros até ao momento. No catálogo de 2017, continua disponível em várias cores e padrões e tem até capas amovíveis. 
 


Estantes para CD e DVD

estantes

Já nem se lembrava destas, certo? Em 2002 eram um must have em qualquer lar. Hoje em dia a questão é, para que servem? Os CD quase deixaram de se usar e até deu jeito libertar lá em casa o espaço que as estantes ocupavam, verdade? 

Lembra-se quando era muito cool exibir as coleções de DVD naquelas estantes para o efeito? Sim, essas coleções que agora cabem naquele pequeno disco com 1Tb de capacidade que cabe no bolso do casaco. Tão fora de moda agora. Mais umas estantes que foram arrumadas na garagem. 
 


TV’s e móveis para TV 

móveis

Móveis para aquelas TV’s grandes e gordas e para o leitor de VHS, de DVD, para as consolas de jogos, o rádio e leitor de CD’s e tudo o que mais se lembre que possa estar à vista. Sim, gostávamos de exibir os aparelhos todos lá em casa. Era quase uma questão de status. Agora, quanto menos, melhor. 



Cadeira Poäng

cadeira

A famosa cadeira Poäng! 40 anos de existência e esta cadeira continua atual. Sofreu um upgrade no seu 40º aniversário e continua a ter o seu lugar nas nossas casas.



Sala de estar

sala

Imagens: Michael Wiltbank

Uma das mudanças que mais notámos foi o essencial na decoração de uma sala de estar. No catálogo de 2002 não se vê um cesto, uma planta, nem mesmo um pouf, elementos que hoje em dia fazem naturalmente parte dos nossos espaços. 

O Ikea estava atualizado quanto às últimas tendências em 2002 e hoje é uma referência na área. Como será daqui a 15 anos? Vamos esperar e ver! 

Veja também: