As 7 principais causas de desarrumação em casa e como evitá-las

As causas de desarrumação em casa nem sempre estão relacionadas com falta de limpeza do espaço. Descubra os truques para dar ao seu lar um ar arrumado.

As 7 principais causas de desarrumação em casa e como evitá-las
Mantenha sempre a sua casa com um ar impecável e (quase) sem esforço

Tem a sensação que está tudo desarrumado, mas não sabe exatamente quais as causas de desarrumação em casa, até porque está tudo mais ou menos no sítio de sempre? Tudo na casa precisa ter um espaço fixo, mas há alguns erros a evitar e algumas imprecisões na decoração que também podem transmitir esse desconforto visual. E o pior: as suas visitas podem sentir o mesmo.

Não se preocupe: são coisas que todos nós fazemos sem perceber, mas que podemos mudar e isso fará toda a diferença. A sua casa vai ficar um encanto e aprumada por mais tempo com gestos simples. O importante é meter mãos à obra e arrumar e organizar algumas das divisões da casa, assim como alguns espaços em específico. Nós ajudamos!

As 7 principais causas de desarrumação em casa

Parecem muitas as causas de desarrumação em casa mas, coragem! Vai valer a pena! Para os entendidos em design de interiores, arrumar e organizar são coisas distintas, ainda que o objetivo seja tornar o ambiente bonito, arrumado e agradável.

A arrumação é tida como algo temporário e meramente estético, enquanto que a organização é personalizada e permanente, ou seja, tem de ser prática e funcional.

1. A despensa

Os alimentos pouco usados como sacos de farinha, açúcar e arroz devem ficar nas prateleiras mais altas. Nos espaços mais pequenos, organize os artigos por tamanho, os maiores ficam atrás e os mais pequenos à frente. Ao alcance das mãos e no meio, deve ficar tudo que é usado com frequência.

2. A bancada da cozinha

cozinha

Evite ter o balcão muito preenchido para não dar um aspeto desleixado. Mantenha apenas o que usa diariamente e tudo o resto arrumado dentro de um armário ou gaveta. Um balcão da cozinha atolado de coisas é uma das causas de desarrumação em casa.

3. O frigorífico

O frigorífico não é quadro de recados, este é um dos erros mais comuns e que transmitem a sensação de desarrumação em casa. Tenha um local específico para guardar listas de compras, convites ou aquele íman que lhe ofereceram. Vai fazer toda a diferença, a cozinha parecerá mais limpa e organizada.

4. Os armários de roupa

armario

No armário, o correto é deixar o que se usa mais nas gavetas de cima, como a roupa interior, por exemplo, e o que se usa menos nas gavetas mais em baixo. Esta regra também é válida para o calçado. Os sapatos que usa diariamente ou com mais frequência devem ser os que estão na frente.

5. Os fios e cabos

Cabos e fios espalhados de qualquer maneira também causam ruído visual no ambiente. Os fios ligados a aparelhos como o computador e a televisão, podem ser conduzidos rente à parede. Os cabos que não usa devem ser guardados numa caixa.

6. As cortinas

cortinas

As cortinas devem tocar o chão, mas não deve ter muito tecido a acumular no solo, porque dá um ar desmazelado à área, além de parecer que não foram compradas ou feitas à medida para o local onde foram colocadas. Cerca de 1 a 1,5cm a mais de cortina é o ideal – não muito mais do que isso!

7. Demasiados móveis e peças decorativas

O excesso de objetos nas superfícies de casa como mesas, aparadores e bancadas pode causar poluição visual, daí a sensação de desarrumação na casa. No quarto, a sua mesinha de cabeceira não é exceção. Deixe apenas o candeeiro, a leitura do momento e uma peça de decoração.

Dica válida também para estantes: preencha apenas 80% das prateleiras e apenas com os livros que considere importantes. Assim, deixa espaço para objetos decorativos e evita a impressão do móvel estar sobrecarregado.

Estabeleça um limite de itens em cada lugar. No hall de entrada temos tendência a abusar de decorações específicas como fotografias, cada uma com um tamanho e moldura diferente. As fotografias devem ser bem escolhidas e poucas fotografias valorizam as imagens que estão exibidas.

movel

Ter móveis grandes demais para o tamanho da sua casa. Ambientes com muitos móveis parecem estar sempre cheios e qualquer coisa fora do lugar já causa a impressão de desarrumação na casa. Adquira móveis do tamanho certo, para não diminuir o espaço útil de passagem, por exemplo. Deixe a divisão respirar.

Quanto mais organizada e funcional a sua casa estiver, menos tempo gasta nas tarefas de casa e mais tempo terá para o que realmente importa.

Veja também: