As principais causas de insucesso nos negócios

Reunimos as principais causas de insucesso nos negócios que poderão ameaçar a vida da sua empresa.

As principais causas de insucesso nos negócios
Se puder, evite-as!

O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores. Demasiados, até! São tantos que às vezes não conseguimos estar atentos a todos os fatores que podem prejudicar o sucesso da nossa empresa e do nosso negócio. Neste artigo, reunimos as principais causas de insucesso nos negócios que costumam abalar a alma empreendedora de muitos.
 

8 motivos de insucesso nos negócios

 

1. Inexperiência

Ao criar uma empresa, procure rodear-se de pessoas que já tenham experienciado as dificuldades da atividade. Seja como trabalhadores ou apenas como consultores, essas pessoas podem ser uma ajuda preciosa para evitar o insucesso nos negócios.

 

2. Planeamento inadequado

Um mau planeamento é meio caminho andado para o insucesso da sua ideia. Atenção, não estamos a falar de um planeamento errado, apenas de um mau planeamento. É normal que o tempo exija uma grande ginástica em relação a tudo o que planeou no início… Tenha isso em atenção. Um bom planeamento? É capaz de prever estes desvios.

 

Definição de objetivos

Não vale a pena desenvolver algo se não consegue saber porque é que o está a fazer. Ou para quem, uma vez que o sucesso no mercado acaba por ser crucial para o sucesso da sua empresa. Umas das principais causas de insucesso nos negócios é a indefinição de um objetivo concreto.

 

Falta de foco

Perder o foco com questões pessoais ou com outros assuntos também são uma das principais causas de insucesso nos negócios. Ninguém está a pedir que troque a sua vida pessoal ou social pela sua empresa ou pelo seu negócio… mas há tempo para tudo. Tempo que deve ser bem gerido, claro.

 

Clientes? Longe

O seu negócio não vai longe se não for capaz de cativar o seu público-alvo. Há mil e uma formas de o fazer e a sua área vai definir a abordagem que deverá fazer ao mercado. Não basta aparecer na montra… é preciso ir até casa das pessoas.

 

Cronograma mal feito

O sucesso de uma empresa ou de um negócio exige que as expetativas sejam bem geridas. E que o sucesso inicial consiga criar alicerces para o sucesso do futuro. Não vale a pena arrepiar caminho se não tem condições para tal. Defina cronologicamente os passos que deve dar para construir um futuro em segurança.

 

Rede de contactos? Para que te quero

Crie amizade com fulano. Ele conhece sicrano que, por sua vez, conhece beltrano. Uma rede de contactos é essencial para evitar o insucesso nos negócios. Conhecer as pessoas certas pode trazer-lhe muitas alegrias.

 

Localização

Escolher o local certo para dar asas à sua ideia pode ditar o sucesso que a sua empresa poderá atingir. Onde estão as matérias-primas? E os recursos humanos? Necessita de estar perto de auto-estradas ou tanto faz? Qual é a renda que se paga? Tanto em que pensar…


Veja também: