O que é a Central de Responsabilidades de Crédito?

Saiba o que é, para que serve, como consultar a sua informação na Central de Responsabilidades de Crédito, e o que fazer quanto à mesma.

O que é a Central de Responsabilidades de Crédito?
Conheça melhor a lista negra do Banco de Portugal

A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), também conhecida como a lista negra do Banco de Portugal, é muitas vezes vista como algo negativo. Na verdade, apesar de esta poder de facto conter alguma informação negativa, é apenas uma base de dados que ajuda instituições financeiras a avaliarem o risco da concessão de crédito.

O que é a Central de Responsabilidades de Crédito?

Essencialmente, a Central de Responsabilidades de Crédito é uma base de dados gerida pelo Banco de Portugal, na qual se podem encontrar informações acerca de todos os créditos que cada cidadão tem em seu nome.

Esta inclui pessoas que tenham contraído um empréstimo de valor superior a €50, bem como aqueles que têm potencial de contrair um crédito – ou seja, qualquer pessoa com um cartão de crédito estará presente na base de dados.

Está presente também qualquer pessoa fiadora de um crédito. Esta, apesar de conhecida como a lista negra, tanto contém informação positiva como negativa. A partir da Central de Responsabilidades de Crédito é, portanto, possível saber se um determinado cliente cumpriu as suas obrigações de crédito ou se está em situação de incumprimento.

Qual é o propósito da Central de Responsabilidades de Crédito?

Graças a todos os dados presentes na Central de Responsabilidades de Crédito, esta desempenha um papel na regulação dos créditos, protegendo tanto os interesses das instituições financeiras como os dos clientes.

Quem se encontra em situação de incumprimento, por exemplo, pode ver impedido o seu acesso a novos empréstimos. No entanto, isto pode também servir para proteger o cliente, já que um novo crédito poderia apenas vir a agravar a sua situação financeira.

Como pode aceder à sua informação?

Para aceder à sua informação através da internet, deve utilizar a página do Banco de Portugal. Terá de ler e aceitar as condições de acesso, e de escolher o ano e o mês que quer consultar. Depois terá de carregar em “obter mapa” e autenticar-se para depois ter acesso a um ficheiro com os dados pretendidos.

Para poder ter acesso ao documento irá precisar do seu número de contribuinte e da senha utilizada para aceder ao Portal das Finanças.

O que fazer em situação de incumprimento

Caso esteja em situação de incumprimento, o melhor a fazer para que esta não afete as suas possibilidades de vir a contrair um crédito no futuro, será resolvê-la. Depois de o fazer, no mês seguinte o seu nome estará “limpo”, uma vez que as instituições financeiras comunicam esta informação ao Banco de Portugal a cada mês.

Caso não tenha possibilidade de pagar o valor em dívida, o melhor a fazer é tentar negociar o pagamento com a instituição financeira que contraiu o crédito. Se conseguir passará da categoria de incumprimento, para a de crédito renegociado.

Veja também: