Centros Qualifica: o que são e a quem se destinam

Procura aumentar a sua formação ou qualificação? Damos-lhe a conhecer os Centros Qualifica, uma iniciativa do Governo Português.

Centros Qualifica: o que são e a quem se destinam
Tudo o que precisa de saber

Com o objetivo de revitalizar a educação e formação de adultos enquanto pilar central do sistema de qualificações, o governo desenvolveu o Programa Qualifica, do qual fazem parte os Centros Qualifica, que se constitui como uma estratégia integrada de formação e qualificação de adultos.

O reforço das equipas que integram os Centros Qualifica através do financiamento público, assim como o alargamento da rede a todo o território, são duas das grandes metas do Programa Qualifica, que até 2020 se propõe garantir que 50% da população ativa conclui o ensino secundário.

Centros Qualifica: tudo o que precisa de saber

A rede de Centros Qualifica é constituída por espaços físicos que nasceram para dar forma ao Programa Qualifica que, vocacionado para a qualificação de adultos, tem por objetivo melhorar os seus níveis de educação e formação, tendo como premissa fundamental não só a valorização das aprendizagens que foram adquirindo ao longo da vida, mas também a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências pela formação.

A quem são destinados os Centros Qualifica?

Especialmente a pessoas adultas que pretendam aumentar o seu nível de qualificação, mas também a jovens, que podem recorrer a estes centros para tomarem conhecimento da oferta formativa existente nas suas áreas de residência.

Que tipo de resposta encontro nos centros qualifica?

Nestes centros, será feita uma avaliação da sua situação do ponto de vista da qualificação e da experiência profissional, sendo depois encaminhado para o tipo de percurso mais ajustado às suas necessidades.

Em muitos casos, a requalificação da pessoa pode passar pelo reconhecimento de competências já adquiridas em contexto de trabalho. Noutros casos, a pessoa necessitará de fazer formação para aumentar o nível de estudos.

Quais as modalidades de formação existentes?

A oferta formativa dos Centros Qualifica divide-se em duas grandes áreas: oferta formativa para adultos e oferta formativa para jovens.

A oferta formativa para adultos contempla os EFA – Cursos de Educação e Formação de Adultos; e as unidades de formação de curta duração, ou “modulares”.

Para os jovens, a oferta é mais diversificada: existem CEF – Cursos de Educação e Formação, Cursos Profissionais, Cursos de Aprendizagem, Cursos Vocacionais, Cursos do Ensino Artístico Especializado, Cursos das Escolas de Hotelaria e Turismo, Científico-Tecnológicos e Científico-Humanísticos.

Tamanha diversidade dificulta a sua escolha? Não se preocupe: o portal Qualifica filtra as opções que são mais indicadas para si.

Como aceder aos centros qualifica?

Até ao final de 2017, o Programa Qualifica comprometeu-se a colocar em funcionamento cerca de 300 Centros Qualifica, distribuídos por todo o país, continente, arquipélagos dos Açores e Madeira. Atualmente estima-se que existam 261 centros em funcionamento. Enquanto não encontra o centro mais próximo da sua área de residência, poderá utilizar o Portal Qualifica como ponto de pesquisa de ofertas de formação.

Onde encontrar oferta formativa ajustada às minhas necessidades?

No Portal Qualifica, na secção Pesquisa de Oferta Formativa, encontrará um formulário de rápido preenchimento que lhe permitirá ter acesso à oferta de formação existente em todo o País.

Dados como a idade, o último ano de escolaridade e a qualificação que deseja obter são necessários, assim como a sua área de residência (designada por NUT).

Depois de preencher os campos elencados, terá acesso a uma lista de cursos com indicação da entidade formadora respetiva; deverá, posteriormente, contactar diretamente essa entidade de forma a saber como pode efetuar a sua inscrição.

O que é o Passaporte Qualifica?

O Passaporte Qualifica é um instrumento tecnológico de registo das qualificações e competências adquiridas ao longo da vida do adulto e de orientação para percursos de aprendizagem.

Funciona como um simulador para orientação de percursos de aprendizagem ao longo da vida que possui duas áreas reservadas: uma Área Pública e uma Área Privada.

A principal vantagem deste instrumento é permitir organizar de forma simples o seu percurso e as experiências, por vezes curtas e dispersas, que possa ter, identificando as opções de que dispõe para alcançar a progressão escolar e profissional que ambiciona, com base no sistema de créditos atribuídos às formações e qualificações.

Como funciona o sistema de créditos?

O sistema de créditos é o processo através do qual pode reunir pontos obtidos com a certificação de aprendizagens no seu percurso de vida. Este sistema permite a atribuição de pontos de crédito às qualificações integradas no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) e ainda a outras formações certificadas, desde que as mesmas se encontrem registadas no Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e cumpram os critérios de garantia da qualidade em vigor.

Veja também: