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Certificado de trabalho: o que é, como e quando apresentar

Dizemos-lhe tudo sobre o certificado de trabalho: o que é, para que serve e exemplos de como e quando usar este documento.

Certificado de trabalho: o que é, como e quando apresentar
Saiba em que situações é necessário o certificado de trabalho

O certificado de trabalho é um documento que comprova o exercício de atividade profissional em dada empresa. Todas as organizações são obrigadas por lei a passar um certificado de trabalho aos seus empregados e ex-funcionários que o solicitarem, independentemente do motivo.

Em que situações é necessário o certificado de trabalho?

O certificado de trabalho é um documento que serve para um trabalhador comprovar que está (ou esteve) empregado em determinada empresa ou instituição privada ou pública. Ela pode ser solicitada a todo o tipo de instituições em que trabalhe ou tenha trabalhado, como escolas, faculdades, clubes, bancos, comércios e empresas de transporte. O documento, geralmente, é disponibilizado pelo departamento de recursos humanos.

Pode ser usado nas mais diversas situações, mas ressaltamos aqui que é um dos elementos que a empresa é obrigada a facultar ao trabalhador aquando da cessação do contrato de trabalho.

Que informações contém o certificado de trabalho?

Do certificado de trabalho devem constar: as datas de admissão e de cessação e o cargo ou funções desempenhados.

escrever certificado trabalho

Em que situações é normalmente pedida a apresentação do documento?

  • Por vezes, as seguradoras pedem um certificado de trabalho para saberem a que empresa o utente está vinculado;
  • As instituições financeiras poderão necessitar do certificado de trabalho para servir como comprovativo de renda ou salário, a fim de conceder empréstimos e financiamentos, ou até para abertura de conta;
  • Pessoas que estudam e trabalham ao mesmo tempo costumam precisar de um certificado de trabalho com o objetivo de solicitar à escola que frequentam uma flexibilização de horários ou então para justificar eventuais faltas ocorridas devido a obrigações laborais;
  • Em casos de estágio curricular ou profissional.

Como escrever o certificado de trabalho

O texto constante do certificado de trabalho deverá ser simples e objetivo, redigido de forma formal e precisa, e deverá conter os dados de identificação pessoal, a função exercida pelo empregado, o salário auferido, a data de início de funções e a data final, caso a relação laboral tenha já sido terminada. Deverá ser escrito na terceira pessoa.

Após preenchido na sua totalidade, o documento deverá ser impresso e assinado pelo empregador.

Exemplo de certificado de trabalho

“Certifica-se que José Manuel Gomes Faria foi funcionário da empresa ________ num período de 24 meses compreendido entre 12/10/2003 a 15/10/2005, durante o qual desempenhou tarefas de ________ e ________ . Tendo auferido de uma remuneração de ________ euros mensais, o senhor José Manuel Gomes demonstrou ao longo desse tempo ser uma pessoa responsável, profissional e confiável, capaz de exercer os seus direitos e obrigações, o que o tornou respeitado e alvo de apreço por toda a equipa.”

Para finalizar, não se esqueça de incluir o local e a data, e de solicitar a assinatura de um representante da empresa.

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