Como harmonizar cerveja e comida

Aprenda a harmonizar cerveja e comida para que possa desfrutar do melhor de dois mundos.

Como harmonizar cerveja e comida
O guia para um casamento perfeito

O casamento entre a cozinha portuguesa e a cerveja artesanal pode ser bastante feliz. E nós sabemos bem que os estômagos portugueses são bastante exigentes com tudo o que é comida. Não, a cerveja não tem de (nem deve!) ser acompanhada somente por tremoços ou amendoins. Todas as bebidas têm um estilo de comida que lhes cai bem e vice-versa. Aprenda a harmonizar cerveja e comida de forma simples e deliciosa.

Aprenda a harmonizar cerveja e comida

cerveja 7

Três tipos de harmonização


Por corte: este tipo de harmonização é feito quando a bebida corta o paladar. Quer um exemplo? Experimente juntar um queijo um pouco mais gorduroso com uma cerveja com uma maior acidez ou carbonatação – uma Lambic, por exemplo.

Por complementação: os sabores da cerveja e da comida combinam e acabam por ser realçados. Por exemplo, procure um queijo mais maturado e junte-o às célebres cervejas defumadas.

cerveja 8

Por oposição: este tipo de harmonização não é muito apreciado, mas também pode ser uma opção. Aqui, os sabores da cerveja e da comida chocam um com o outro. Experimente algo picante com uma cerveja amarga.

Não tenha receio de tentar harmonizar comida. Seja ousado e procure encontrar “amores perfeitos”. E lembre-se sempre: quando se atinge uma boa combinação de comida e bebida, o resultado é um multiplicador de sabores e não uma simples adição.

Harmonização de cerveja e comida por estilos de cerveja


Pilsner: são cervejas mais leves e descontraídas que não exigem grandes aventuras. Pode juntar uma pilsner com queijos leves, nozes, amendoins ou pratos com sabores pouco intensos;

India Pale Ale: o lúpulo é a estrela das IPAs. O que é que isto quer dizer? Que estas cervejas tendem a ser mais amargas, o que ajuda a limpar o paladar. Experimente-as com comidas gordurosas;

cerveja 1

Rauchbier: embora não sejam para todos os palatos, as cervejas defumadas são bastante interessantes e também podem acompanhar pratos intensos e gordurosos;

Porter: as cervejas porter tendem a ser mais doces e a possuir um grau algo elevado. Possuem, para além disso, notas de café e chocolate. A nossa sugestão? Beba uma com chocolate, por exemplo. Ou com presunto ou queijos azuis.

Veja também: