Chá de alcachofra: ajuda a emagrecer mas não só

É verdade: a infusão é capaz de facilitar a digestão das gorduras e ajudar a perder peso. Para além disso, é amiga do seu fígado e vai ser o seu shot de saúde.

Chá de alcachofra: ajuda a emagrecer mas não só
Reduzir as medidas é possível e existe um chá para isso

Chá de alcachofra para emagrecer? Sim, porque ajuda o organismo a digerir as gorduras.

Mas a bebida quente que é aliada no combate ao excesso de peso, é também rica em propriedades terapêuticas que ajudam o corpo a controlar os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue, expulsar as toxinas, regenerar o fígado e muito mais. Descubra os benefícios dessa infusão e inclua o seu sabor na rotina alimentar.

9 benefícios do chá de alcachofra

1. Emagrece

Possui cinarina e ácido cafeico, substâncias que ativam o funcionamento da vesícula e contribuem para estimular a formação da bile pelo fígado. É esta dupla infalível que facilita a digestão das gorduras e promove o emagrecimento.

2. Protege o fígado

A cinarina regulariza a produção dos sais biliares.

3.Combate o inchaço

Promove o correto funcionamento dos rins e ajuda a combater o inchaço provocado pela retenção de líquidos.

4. É um antioxidante natural

O chá de alcachofra ajuda a eliminar as toxinas do fígado, favorecendo o melhor funcionamento do órgão.

5. É rico em nutrientes

Contém vitaminas A, B e C, e ainda é fonte natural de cálcio, cobre, enxofre, ferro, iodo, fósforo, potássio, zinco, sódio e manganês.

6. Controla a diabetes

Por ajudar a reduzir os níveis de açúcar do sangue, a bebida pode contribuir para controlar doenças como a diabetes.

7. Reduz o mau colesterol

Este poderoso remédio natural age no organismo de forma a combater o mau colesterol e ajuda a aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) no sangue.

8. Melhora a digestão

Os princípios da alcachofra colaboram para estimular o fluxo da bile e atuam para proteger o estômago durante a digestão.

9. Regula o funcionamento do intestino

Os vitaminas e minerais presentes na alcachofra fazem dela um valioso aliado para quem apresenta dificuldades para regular a atividade dos intestinos, sendo útil em casos de prisão de ventre ou diarreias.

Como fazer chá de alcachofra

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de alcachofra seca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparação:
Ferva a água e adicione, durante a fervura, a alcachofra seca (por 5 minutos). Reserve a infusão e deixe repousar pelo mesmo período de tempo. Após coar, guarde o chá numa garrafa e beba ao longo do dia.

Dica: se é sensível aos sabores mais amargos, beba o chá de alcachofra ainda fresco, uma vez que ele tem o seu sabor alterado rapidamente. É importante que a infusão não seja adoçada, pois mesmo o mel e o adoçante são capazes de alterar a ação da bebida no organismo.

Onde comprar

O chá de alcahofra é bastante comum e pode ser encontrado em ervanárias e na maior parte dos supermercados. As embalagens custam, em média, menos de 2 euros.

Veja também: