Publicidade:

5 benefícios do chá de alho

É indispensável na culinária, mas enquanto chá? Conheça alguns benefícios que o vão fazer querer experimentar chá de alho.

5 benefícios do chá de alho
Depois de conhecer os benefícios, vai querer experimentar

Chá de casca de cebola, chá de aipo, chá de alface e, para terminar a lista de chás de ingredientes estranhos, temos o chá de alho! Uma coisa é certa, vai ficar surpreendido com todos os benefícios deste chá.

5 benefícios do chá de alho

1. Reforça a imunidade

reforça a imunidade

Caraterizando-se como um antibiótico e anti-inflamatório natural, o chá de alho é adequado para ajudar no tratamento da gripe e constipação. Para além disto, o alho é ainda uma fonte de vitamina C e vitamina B6. Por outro lado, é também um histamínico natural.

2. Melhora o sistema respiratório

melhora o sistema respiratório

Se sofre de sinusite, tosse, dores de garganta e/ou expectoração, deverá considerar incluir o chá de alho na sua rotina. As suas propriedades anti-inflamatórias, juntamente com a alicina, tornam esta bebida benéfica para as vias respiratórias.

A  alicina, por sua vez, também se encontra presente na cebola, razão pelo facto de o chá de casca de cebola também ser adequado para aliviar os sintomas da tosse.

3. Regula o colesterol

colesterol

Vários estudos já demonstraram que o alho ajuda a reduzir o colesterol LDL (o chamado colesterol mau) e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom). Por outro lado, diminui também os triglicerídeos, assim como diminui o risco de trombose.

Com efeito, o combate às doenças cardiovasculares encontra-se assegurada pela presença dos polifenóis e flavonoides.

4. Perda de peso

emagrecer

Outro argumento bastante convincente para experimentar beber chá de alho encontra-se relacionado com a perda de peso. No sentido em que é termogénico, o chá de alho estimula o metabolismo, aumentando a queima de gordura, ao mesmo tempo de reduz o apetite. Um verdadeiro 3 em 1!

5. Fonte de energia

energia

Este é um chá que pode ser tomado de manhã e à noite. No entanto, caso pretenda um efeito de energia extra, a recomendação é que o tome de manhã.

Como preparar o chá de alho

chá de alho

Uma das associações ao chá de alho, e que inibe alguns amantes de o consumirem prende-se com o mau hálito que o alho deixa. Contudo, uma forma de contornar este entrave, e camuflar o sabor menos agradável do alho, é adicionar alguns ingredientes, como por exemplo o gengibre e o limão. Deste modo, para além de estar a atenuar o aroma do alho, está ainda a acrescentar mais benefícios a este chá.

Uma das formas mais comuns na preparação do chá de alho é amassar um alho e colocá-lo na chávena. Acrescente um pouco de gengibre e umas cascas de limão. Deite água quente, e deixe repousar durante 10 minutos. Por fim, junte uma colher de chá de mel.

Contraindicações de beber chá de alho

Pelo seu sabor forte e, sobretudo, pelas próprias caraterísticas do alho, este é um chá contraindicado para mulheres que estejam a amamentar. Por outro lado, também não se encontra recomendado para pessoas com estômago sensível e que tenham úlceras.

Veja também: