Chá de boldo: ideal para os excessos

Melhorar o funcionamento do fígado e combater o desconforto físico após excessos na alimentação através da lactona. O chá de boldo é uma substância poderosa para a digestão.

Chá de boldo: ideal para os excessos
Sabia que ele combate a ressaca do álcool?

Já se sabe que esta infusão alivia o mal estar gástrico porque acalma o estômago, mas há muito mais que ela pode fazer pelo seu organismo. Sabia, por exemplo, que o chá de boldo alivia os sintomas de excessos cometidos na alimentação ou o incómodo provocado pelo abuso na ingestão de álcool? Descubra aqui os poderes desta bebida quente que ajuda o corpo a digerir as gorduras como uma verdadeira máquina.
 

Benefícios do chá de boldo

Sabe aquele almoço de domingo que parece nunca mais sair do estômago? E aquela festa de sexta-feira à noite que deixou dores de cabeça e uma ressaca para não esquecer? Se são sintomas que podem entrar na sua rotina, vai gostar de saber a boa notícia: o chá de boldo é uma excelente ferramenta para ajudar a melhorar o funcionamento do fígado. A explicação está na presença da lactona, uma super aliada na digestão de gorduras e uma das melhores amigas do órgão que é capaz de transformar a sua disposição física.

Esta poderosa infusão quente é muito utilizada pelas suas capacidades de acalmar o organismo após exageros na dieta ou ingestão de álcool em excesso, mas também por quem procura reduzir o inchaço da barriga, pois ela atua para combater a formação de gases, sendo um ótimo digestivo. Mas, para além de ajudar no funcionamento do fígado e promover a melhoria da digestão, há mais a saber sobre o chá de boldo e os seus poderes terapêuticos no organismo:
  • Reduz a azia;
  • Diminui os efeitos das bebidas alcoólicas no organismo;
  • Auxilia no tratamento de dificuldades digestivas, como a gastrite;
  • Ajuda no tratamento de problemas na vesícula biliar;
  • Alivia os sintomas de quem sofre de intolerância alimentar;
  • Combate a formação de gases;
  • É antioxidante, antibacteriano e antifúngico;
  • Tem efeito calmante, aliviando o stress e promovendo a melhor qualidade do sono.
 

Contraindicações

Apesar de trazer diversos benefícios à saúde, o chá de boldo é contraindicado para quem sofre de obstrução da vesícula biliar. As grávidas também não devem consumir a infusão de boldo, pois ela é um agente causador de abortos e malformações no feto.
 


Como fazer o chá de boldo

É simples e rápido: basta adicionar as folhas de boldo a uma chávena de água a ferver e deixar em repouso por alguns minutos. Para obter mais dos benefícios do chá de boldo, ele deve ser bebido várias vezes ao dia.
 


Como plantar boldo

A melhor forma de obter o boldo, é produzir as suas próprias folhas em casa, garantindo a frescura da planta a qualquer hora do dia. Tenha em atenção que o boldo gosta, e muito, de sol. Por isso, escolha deixar a planta num local onde ela possa apanhar luz solar durante todo o dia.
 

No jardim de casa

Para plantar o boldo no jardim de casa, só vai precisar de garantir um sítio com luz e dois pequenos galho da planta: um com folhas da planta e um pedaço do galho principal da árvore. Cave um buraco com cerca de 15cm de profundidade, deposite os galhos e cubra com a terra. É provável que as folhas caiam, mas basta perceber se o galho se mantém verde. Se assim for, o sucesso da planta já é certo.
 

Num vaso

É possível plantar o boldo num vaso para ter em casa, mas é preciso escolher um com 30cm de altura. Isto porque a planta pode crescer e alcançar a altura de 1 metro.  Plante o boldo como se estivesse a fazê-lo no jardim, ou compre uma muda da planta. Pode ainda comprar as sementes de boldo e semear no vaso com terra húmida.

O boldo não precisa de podas constantes ou rega diária. Ofereça água à planta sempre que achar que a terra está seca e isso será o suficiente para que ela cresça saudável. Quando for colher o boldo para preparar o chá, tenha atenção ao corte, que deve ser feito na parte final das folhas. Para a infusão, utilize as folhas frescas ou após terem secado naturalmente ao sol. Se optar por secar as folhas de boldo, garanta que ficam armazenadas num recipiente seco e fresco.

Veja também: