Chá de cardo mariano: conheça os seus benefícios

O chá de cardo mariano pode ser um grande aliado da sua saúde. Descubra alguns benefícios.

Chá de cardo mariano: conheça os seus benefícios
Ajude o seu organismo com este verdadeiro aliado natural

O chá de cardo mariano, também conhecido como cardo santo, cardo leiteiro, santa maria e cardo branco, tem sido mais uma aposta daqueles que optam por alternativas fitoterapêuticas e naturais. A planta é proveniente da Europa e do continente Asiático, e atualmente pode ser encontrada em todo o mundo. Pode crescer até 3 metros de altura com folhas escuras e espinhosas.

cardo mariano flor

Benefícios e cuidados do chá de cardo mariano

O cardo mariano possui uma extensa lista de utilização na história da medicina natural, sempre associado aos benefícios da saúde do sistema digestivo, hepático e respiratório. Por conter propriedades antissépticas, antioxidantes, diuréticas, regeneradoras, digestivas e anti-inflamatórias, o uso mais conhecido do chá de cardo mariano é na desintoxicação e recuperação do fígado. E é a silimarina um dos seus componentes ativos principais.

A silimarina repara os tecidos do fígado desgastados pelos excessos de substâncias tóxicas, como por exemplo o álcool, e ajuda a prevenir uma futura destruição de novas células. A sua grande capacidade anti-inflamatória auxilia também na cura de infeções no órgão, como cirrose e hepatite viral.

Atletas que façam uso de suplementos termogénicos e energéticos, ou que procurem melhorar a sua performance, também beneficiam do chá de cardo mariano, uma vez que a infusão das sementes ajuda a acalmar o fígado, muitas vezes sobrecarregado pelos suplementos.

Contraindicações

O chá de cardo mariano não deve ser ingerido em excesso, não sendo recomendado mais do que 3 chávenas ao dia. O consumo em demasia pode causar dores estomacais severas, diarreia, vómitos e aumento da tensão arterial. Não é aconselhado que seja consumido por crianças.

Como preparar

Recomenda-se uma proporção de 2 colheres de chá rasas para cada chávena de água. Caso tenha o fígado sensível, a dose pode ser aumentada para 2 chávenas de água.

É aconselhado colocar as sementes na água, ferver durante 1 minuto e em seguida deixar em infusão por aproximadamente 5 minutos. Depois basta coar e consumir quente ou frio consoante a sua preferência.

O cardo mariano pode ainda ser ingerido através de cápsulas de suplementação natural. O consumo das raízes também pode ser feito como complemento de saladas.

Onde comprar

O chá de cardo mariano está disponível em hipermercados como Continente e Jumbo, ervanários, e lojas e sites especializados como o Celeiro.

Quanto custa

O custo médio de 50 gramas de chá é de 1,25 euros.

Veja também: