Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Aceito receber comunicações enviadas pelo e-konomista.pt

Saber mais

Quer emagrecer com saúde? Beba chá de carqueja

Faz emagrecer, combate o inchaço, acaba com a febre, afasta a gripe e auxilia nos processos inflamatórios. Conheça a infusão que não pode faltar na sua dieta.

Quer emagrecer com saúde? Beba chá de carqueja
Controla o apetite, é diurético e regula o funcionamento do intestino

Famosa pelo seu sabor amargo, a carqueja continua a fazer parte da rotina de quem quer deitar fora os quilos que estão a mais na balança. A razão está nas suas propriedades diuréticas e na sua ação benéfica sobre o sistema gastrointestinal. Para somar ainda mais vantagens à sua lista, a planta age como um tónico estomacal que controla o apetite. Quer emagrecer? Beba chá de carqueja.

Para além das suas capacidades emagrecedoras, detox e diuréticas, o chá feito com a planta ajuda a manter longe os agentes causadores das gripes, aliviando ainda os estados febris de quem já está doente. A infusão pode auxiliar no controlo de anemias e também é indicada nos casos em que é preciso controlar o funcionamento do intestino, como nos estados de diarreia ou prisão de ventre.


Benefícios da carqueja

Para além de ajudar no tratamento de distúrbios gástricos, intestinais, biliares, hepáticos e febris, a carqueja tem o poder de purificar o sangue e isto traz inúmeros benefícios à saúde. A razão para esta planta ter tanta influência no organismo está na presença de compostos fenólicos na sua composição, para além de flavonas, flavóides e saponinas. Tome nota das vantagens de beber o chá de carqueja:

  • Reduz o colesterol;
  • Ajuda a combater a gastrite e alivia problemas gastrointestinais;
  • Ajuda a eliminar vermes presentes nos intestinos;
  • Controla os níveis de açúcar no sangue e previve a diabetes;
  • Tem ação de combate às infeções da garganta, como amigdalites e faringites;
  • Combate as crises de asma e a bronquite asmática;
  • Favorece a circulação;
  • Previne o reumatismo;
  • Ajuda a emagrecer.


Como emagrecer com o chá de carqueja?

A carqueja tem ação diurética e, por isso, ajuda no processo de perda de peso e na redução das medidas. Para garantir os melhores resultados, o chá da planta não deve ser adoçado e, sempre que possível, deve ser ingerido antes das refeições. Desta forma, a infusão age para reduzir o apetite e complementar uma dieta equilibrada.


Como fazer o chá de carqueja

Ingredientes:
  • 2 colheres (de sopa) de folhas de carqueja em pedaços;
  • 500 ml de água.

Modo de preparação:
Ferva meio litro de água e adicione de imediato as folhas de carqueja. Cubra a infusão e deixe arrefecer por 10 minutos, podendo coar e beber em seguida. A infusão pode ser ingerida até três vezes por dia e deve ser adoçada, se necessário, com mel. A toma do chá de carqueja em excesso pode provocar uma indigestão.
 


Contraindicações

Menores de 12 anos, grávidas e mulheres que estão a amamentar não devem beber chá de carqueja, pois a bebida pode provocar uma queda brusca na pressão arterial. Quem toma medicação para diabetes e hipertensão também deve evitar a infusão.



Onde comprar

É possível comprar as folhas secas de carqueja em ervanárias e supermercados. O preço ronda, em média, os 2,50 euros.
 
Veja também: