7 benefícios do chá de erva-doce

Também conhecido como chá de funcho, o chá de erva-doce pode trazer vários benefícios para a saúde. Conheça-os e saiba como preparar a infusão.

7 benefícios do chá de erva-doce
O chá de erva-doce também é conhecido como chá de funcho

O chá de erva-doce é uma infusão feita a partir da planta que recebe o mesmo nome. Vulgarmente conhecida como funcho (Foeniculum vulgare), a erva-doce é uma planta aromática com origens no Mediterrâneo e é uma das mais reconhecidas pelas suas propriedades benéficas em vários campos.

Ao longo dos tempos, o Homem foi descobrindo as potencialidades das plantas para fins medicinais, de bem-estar, culinária ou beleza. Assim, as potencialidades das infusões de plantas (chá e tisanas) têm vindo a ser cada vez mais utilizadas e já fazem parte da nossa vida quotidiana. Conheça 7 benefícios do chá de erva-doce ou chá de funcho e o seu modo de preparação.

Motivos para começar a beber chá de erva-doce

Facilita a digestão

A erva-doce é auxilia no processo digestivo. Assim, o chá de erva-doce aumenta a mobilidade gástrica espontânea e estimula as secreções ácidas gástricas.

Fonte de vitaminas e minerais

Um chá de erva-doce é rico em vitaminas A e C, contém cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco, todos fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Regula o trânsito intestinal

Por via da sua riqueza em fibras, o chá de erva-doce ajuda no trânsito intestinal, fazendo com que o intestino funcione de maneira regulada e mais constante e diminuindo, assim, o inchaço abdominal.

Controlo da ansiedade

O chá de erva-doce é também reconhecido pelo seu efeito calmante, por isso as suas propriedades permitem resultados positivos no controlo do stress e da ansiedade, provocando uma sensação de calma e relaxamento.

beber cha

Diminuição de cólicas e gases

É uma planta eficaz no combate e alívio de cólicas e gases, por isso é muito usado pelas grávidas e mães a amamentar (pois também aumenta a produção de leite materno) e é muito benéfico para bebés e crianças.

Diminui o apetite

Uma das utilidades do chá de erva-doce está relacionada com a sensação de saciedade, ou seja, por via dessa propriedade diminui o apetite, ajudando no emagrecimento.

Previne o mau hálito

O uso do chá de erva-doce ajuda a prevenir o acumular excessivo de seborreia, que pode levar ao mau hálito.

Modo de preparação do chá de erva-doce

Preparar um chá de erva-doce é, de facto, bastante simples. Basta colocar uma chávena de água a ferver e adicionar uma colher de chá com sementes de erva-doce. É necessário deixar repousar e coar antes de beber.

Veja também: