Publicidade:

Chá de eucalipto: os benefícios e as propriedades

O chá de eucalipto é mais uma forma de poder usar as propriedades desta planta que ajuda no tratamento de muitos problemas de saúde.

Chá de eucalipto: os benefícios e as propriedades
Usufrua dos benefícios do eucalipto também como chá

Na verdade, as folhas desta planta medicinal são manipuladas tanto para fazer óleos essenciais como para preparar chá de eucalipto e evitar, ou atenuar, algumas doenças.

Contudo, além das substâncias curativas, as quais pode beneficiar bebendo o chá eucalipto, a planta também é conhecida por deixar a casa a cheirar bem.

Posto isto, veja mais alguns motivos para justificar a razão pela qual deve beber chá de eucalipto.

O que saber sobre o chá de eucalipto

O consumo de chá é muito mais frequente sobretudo durante o inverno devido ao conforto de beber esta bebida quente. Se há dúvidas quanto a qual das diferentes opções escolher, fique a saber que o chá de eucalipto é uma das melhores infusões para tratar a constipação – também comum nesta estação do ano.

Preparação


Para preparar o chá de eucalipto, tem de cortar as folhas da planta até obter pedaços bem pequenos. Enquanto o faz, coloque a água a ferver à qual vai juntar o eucalipto já triturado, pois neste estado são melhor absorvidos os seus benefícios.

Quando o chá de eucalipto já estiver morno, deve coar bem a mistura e bebê-lo. Uma vez que o sabor pode ser um pouco intenso (o que depende, evidentemente, da quantidade de planta colocada na água a ferver), o açúcar, o mel ou até mesmo umas gotas de limão são boas opções para melhorar o sabor do seu chá de eucalipto.

Relativamente ao consumo de chá de eucalipto, é indicado que beba até três chávenas ao longo do dia e sempre logo após à sua preparação. Se estiver com gripe, esta é uma boa forma natural de curá-la.

Benefícios do chá de eucalipto


O chá de eucalipto tem várias vantagens, sendo que as mais commumente conhecidas estão relacionadas com o seu poder para aliviar os sintomas e combater problemas ao nível respiratório. Alguns exemplos são: a asma, a bronquite, a sinusite e a tosse. Na Fitoterapia, por exemplo, é usado para tratar problemas de congestão nasal.

Tosse e o chá de eucalipto

Considerando que o chá de eucalipto é um bom auxiliar para ajudar a resolver problemas respiratórios, e visto que a tosse ocorre devido a uma irritação das vias respiratórias, o seu consumo é aconselhado nesta situação, assim como em casos de rouquidão ou para baixar a febre.

No fundo, o que o chá de eucalipto acaba por fazer é relaxar o organismo, incentivando a redução da criação de muco nos brônquios, o que resulta num alívio da tosse. Recomenda-se um tratamento à base de chá de eucalipto preparado com três colheres de chá de folhas da planta para 1/4 de litro de água a ferver. Deve beber duas a três chávenas por dia.

Chá de eucalipto para tratar infeção urinária

Graças às propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias desta planta, o chá de eucalipto pode ajudar a inibir a reprodução e o desenvolvimento de bactérias, fungos e vírus que provocam infeções como a urinária. O seu consumo deve ser utilizado quer para tratamento quer para prevenção.

Outros benefícios

Para além dos casos apresentados acima, que explicam por que motivos pode usar o chá de eucalipto como um aliado natural em várias situações, seguem ainda outras nas quais pode usar as características curativas do eucalipto:

  • Diabetes;
  • Doenças reumáticas;
  • Dores musculares;
  • Dor ciática;
  • Doenças na bexiga;
  • Acne;
  • Dores musculares.

Contra-indicações


O chá de eucalipto não deve ser consumido por gestantes ou lactantes porque é um pouco tóxico e, por isto, pode provocar náuseas, vómitos e diarreia. As crianças com uma idade inferior a dois anos, bem como pessoas que usem sedativos, anestésicos ou analgésicos devem também evitar o chá de eucalipto.

Finalmente, quando consumido de forma exagerada, surgem alguns destes efeitos colaterais como:

  • Dermatite;
  • Dificuldade para respirar;
  • Palpitações ou taquicardia.

 

Veja também:

Belinda Sá Belinda Sá

Tem como paixão principal a escrita criativa e, no seu percurso, são vários os projetos internacionais e interculturais que a inspiram a escrever cada vez mais. É licenciada em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, pela Universidade do Porto, e tem experiência profissional em Marketing e Comunicação.