Belinda Sá
Belinda Sá
20 Dez, 2023 - 12:10

Chá de eucalipto nos dias frios: uma bebida aliada da sua saúde

Belinda Sá

Beber chá de eucalipto é mais uma forma de poder usar as propriedades de uma planta conhecida por ajudar a alviar muitos problemas de saúde.

Que tal um chá de eucalipto para combater o frio e promover mais saúde? Há muitas vantagens associadas a esta bebida e vai gostar de conhecê-las.

As folhas desta planta medicinal são manipuladas tanto para fazer óleos essenciais como para preparar uma infusão quente e, assim, evitar ou atenuar algumas doenças.

E, para além das suas substâncias curativas, as quais pode beneficiar bebendo o chá eucalipto, a planta também é conhecida por deixar a casa a cheirar bem.

Posto isto, não faltam bons motivos para justificar a razão pela qual deve beber chá de eucalipto, especialmente no tempo frio. No entanto, a boa notícia é que há mais razões para o fazer.

O que saber sobre o chá de eucalipto

O consumo de chá é muito mais frequente sobretudo durante o inverno, devido ao conforto de beber esta bebida quente. Se há dúvidas quanto a qual das diferentes opções escolher, fique a saber que o chá de eucalipto é uma das melhores infusões para tratar a constipação – também comum nesta estação do ano.

Preparação

Para preparar o seu chá, tem de cortar as folhas da planta até obter pedaços bem pequenos. Enquanto o faz, coloque a água a ferver à qual vai juntar o eucalipto já triturado, pois neste estado são melhor absorvidos os seus benefícios.

Quando o chá já estiver morno, deve coar bem a mistura e bebê-lo. Uma vez que o sabor pode ser um pouco intenso (o que depende, evidentemente, da quantidade de planta colocada na água a ferver), o açúcar, o mel ou até mesmo umas gotas de limão são boas opções para melhorar o sabor do seu chá de eucalipto.

Relativamente ao consumo de chá de eucalipto, é indicado que beba até três chávenas ao longo do dia e sempre logo após à sua preparação. Se estiver com gripe, esta é uma boa forma natural de curá-la.

Benefícios do chá de eucalipto

O chá de eucalipto tem várias vantagens, sendo que as mais commumente conhecidas estão relacionadas com o seu poder para aliviar os sintomas e combater problemas ao nível respiratório. Alguns exemplos são: a asma, a bronquite, a sinusite e a tosse. Na Fitoterapia, por exemplo, é usado para tratar problemas de congestão nasal.

Tosse e eucalipto

Considerando que o chá de eucalipto é um bom auxiliar para ajudar a resolver problemas respiratórios, e visto que a tosse ocorre devido a uma irritação das vias respiratórias, o seu consumo é aconselhado nesta situação, assim como em casos de rouquidão ou para baixar a febre.

No fundo, o que o chá de eucalipto acaba por fazer é relaxar o organismo, incentivando a redução da criação de muco nos brônquios, o que resulta num alívio da tosse. Recomenda-se um tratamento à base de chá de eucalipto preparado com três colheres de chá de folhas da planta para 1/4 de litro de água a ferver. Deve beber duas a três chávenas por dia.

Chá de eucalipto para tratar infeção urinária

Graças às propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias desta planta, o chá de eucalipto pode ajudar a inibir a reprodução e o desenvolvimento de bactérias, fungos e vírus que provocam infeções como a urinária. O seu consumo deve ser utilizado quer para tratamento quer para prevenção.

Outros benefícios

Para além dos casos apresentados acima, que explicam por que motivos pode usar a infusão de eucalipto como uma aliada natural em várias situações, seguem ainda outras nas quais pode usar as características curativas do eucalipto:

  • Diabetes;
  • Doenças reumáticas;
  • Dores musculares;
  • Dor ciática;
  • Doenças na bexiga;
  • Acne;
  • Dores musculares.

Contra-indicações

A infusão de eucalipto não deve ser consumido por gestantes ou lactantes porque é um pouco tóxico e, por isto, pode provocar náuseas, vómitos e diarreia. As crianças com uma idade inferior a dois anos, bem como pessoas que usem sedativos, anestésicos ou analgésicos devem também evitar o chá de eucalipto.

Finalmente, quando consumido de forma exagerada, surgem alguns destes efeitos colaterais como:

  • Dermatite;
  • Dificuldade para respirar;
  • Palpitações ou taquicardia.
Veja também