6 razões para beber chá de hortelã

Melhorar a digestão e acalmar a tosse são alguns dos benefícios da bebida feita com hortelã, mas sabia que ela tem o poder de diminuir o stress e ajudar no sono?

6 razões para beber chá de hortelã
Saboroso e democrático, este chá é amigo da saúde

Apreciado por muitos por ser saboroso, ele é também um poderoso aliado na manutenção da saúde. Saiba como preparar esta refrescante infusão e conheça os seus principais benefícios, que vão muito para além de fazer as delícias do paladar. Descubra 6 razões para beber chá de hortelã e saiba: não vai ficar indiferente às suas vantagens.

 

Benefícios do chá de hortelã


1. Ajuda na digestão

O chá de hortelã é refrescante e alivia os incómodos digestivos. Em muitas culturas, a infusão é servida após as refeições, pois promove o fluxo biliar e isso faz com que o organismo consiga digerir os alimentos sem que seja sobrecarregado.
 

2. Alivia náuseas e tosse

Especialistas em nutrição dizem que uma infusão com as folhas de hortelã pode acalmar o estômago e afastar os enjoos que acompanham períodos de stress ou viagens de barco, por exemplo. A bebida tem propriedades antiespasmódicas e isso ajuda a combater os vómitos e a tosse. Como os seus poderes incluem ainda a capacidade de ser um analgésico natural, o chá de hortelã acalma e relaxa os músculos no intestino e do estômago.
 

3. Reforça o sistema imunitário

Por ser fonte rica em cálcio, potássio e vitamina B, o chá de hortelã estimula as defesas naturais e ajuda a fortalecer a imunidade, para além de combater os sintomas de doenças como a gripe
 

4. Reduz o mau hálito

Este é um dos poderes mais conhecidos da hortelã, mas a ciência ainda discute explicações que justifiquem a capacidade que a folha tem no combate ao mau odor bucal. Uma coisa é certa: beber chá de hortelã regularmente ajuda a afastar os sintomas do mau hálito e a promover a saúde oral.
 

5. Alivia o stress

O cheiro e o sabor da hortelã-pimenta são velhos conhecidos de quem procura formas saudáveis para dizer adeus ao stress. O chá destas folhas ajuda a promover a saúde do sono e isto, quando aliado ao facto de que ele reforça o sistema imunitário, pode ser a razão para que a bebida seja amiga do bem-estar físico e emocional.
 

6. Reduz o apetite

Para quem está a tentar perder peso, controlar o apetite pode ser uma tarefa difícil. A boa notícia é que o chá de hortelã pode ajudar a reduzir a sensação de fome dar aquela ajuda extra à dieta.
 

Como preparar o chá de hortelã

Ingredientes:
  • 150ml de água;
  • 3 colheres de folhas secas, frescas ou trituradas de hortelã – pode  misturar os dois tipos de hortelã, a comum e a hortelã-pimenta.

Modo de preparo:
Numa chávena com os 150 ml de água previamente fervida, adicione as 3 colheres de hortelã e deixe repousar por 10 minutos. Beba o chá até quatro vezes por dia, após ou entre as refeições.
 

Onde comprar

A melhor forma de termos a certeza de preparar um chá com hortelã fresca é cultivando em casa, mas caso não seja possível, visite o mercado ou as lojas de produtos biológicos e escolha os ramos que pareçam mais frescos. Se preferir, pode comprar o chá preparado, seco e pronto para a infusão, que não fica por mais de 2€.   

Veja também: