Chá de laranja: a bebida perfeita

O chá de laranja tem imensos benefícios para a saúde. Saiba quais e tire o maior proveito de uma das frutas mais populares do mundo.

Chá de laranja: a bebida perfeita
Beba chá de laranja para bem da sua saúde

O chá de laranja é feito com a casca da laranja, que normalmente dispensamos, mas que contém imensas propriedades benéficas para a saúde. A laranja é dos citrinos mais consumidos mundialmente. É famosa por ser uma ótima fonte de vitamina C e por poder ser usada de diversas formas, desde bebidas a sobremesas. Descubra agora o que anda a perder, se deita fora a casca.

Chá de laranja: como preparar

Para preparar o seu chá de laranja, deve lavar bem a casca. Depois, descasque a laranja, deixando um pouco da parte branca que fica entre a casca e os gomos. Ferva um litro de água e junte a casca de meia laranja, deixando ao lume durante 5 minutos.

casca de laranjaFonte: Daily Squeeze

Benefícios do chá de laranja

A casca da laranja costuma ser deitada fora. Mas a casca traz imensos benefícios para a saúde que lhe podem estar a escapar. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, protege a pele dos raios ultravioleta e remove o excesso de líquidos.

Tal como o exterior da laranja, geralmente, a parte branca é dispensada por não ser a parte mais saborosa da fruta, mas tem fibras e nutrientes, muitas vezes em maior quantidade que o sumo. Por isso, não a desperdice.

Assim, o chá de laranja pode:

1. Tratar enxaquecas

Por ser rico em vitamina C, o chá de laranja pode trazer algum alívio às enxaquecas, uma vez que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

2. Fazer parte da sua dieta de emagrecimento

O chá de laranja pode ser um complemento a uma dieta por ter propriedades que reduzem a gordura corporal. Para além disso, contém fibras que dão a sensação de saciedade.

3. Prevenir e tratar gripes

Mais uma vez, a vitamina C pode ser a chave para ajudar a tratar esta consequência das estações mais frias. Se juntar uma colher de mel, será ainda mais eficaz.

4. Ser um antidepressivo natural

A laranja contém triptofano, que é um dos componentes das proteínas, que pode melhorar o humor depressivo. Para além disso, a laranja é rica em folato, que é uma vitamina que contribui para a produção de serotonina. Por sua vez, a serotonina é uma hormona que age sobre o sistema nervoso, dando a sensação de felicidade.

5. Auxiliar no tratamento de problemas gastrointestinais e ajudar na digestão

Graças à quantidade de fitonutrientes, a laranja favorece uma boa digestão e combate a acidez do estômago.

Seja criativo na forma como prepara o seu chá

Caso sinta vontade de diversificar, não precisa de se ficar pela receita simples. Se é fã de sabores mais intensos, ao fazer o chá, acrescente à fervura umas folhas de hortelã ou um pau de canela.

Há ainda quem use o gengibre ou o cravo-da-índia, que ajudam a fortalecer o sistema imunitário.

Se não gosta de beber o chá simples, pode acrescentar uma colher de chá de mel. Se o intuito for tratar uma gripe, o mel ainda torna este remédio caseiro mais eficaz.

Para aqueles que bebem o chá de laranja só porque gostam de citrinos, podem acrescentar casca de limão, que também tem imensas propriedades benéficas para a saúde.

cha canela gengibre limao

A bebida perfeita

O chá é uma bebida com fãs por todo o mundo. E se há quem goste do tradicional chá das cinco, há outros fãs que gostam de o beber a qualquer hora.

Seja por recomendação médica ou nutricional, ou porque simplesmente se aprecia o sabor, o chá de laranja pode ser uma excelente opção. Num dia de inverno cai sempre bem, quentinho e acompanhado por um bolo ou biscoitos; ou bebido gelado num dia quente de verão, à refeição ou ao longo do dia, para refrescar.

Veja também: