5 benefícios do chá de malva

Calmante, cicatrizante, diurético, anti-idade e expectorante. Conheça e desfrute de todos os benefícios do chá de malva.

5 benefícios do chá de malva
O chá de flores, com aroma refrescante

As folhas são usadas na culinária e as flores, brancas ou rosa, são muito comuns na decoração. Conheça agora outros usos e benefícios da malva, nomeadamente o chá de malva. 

Benefícios do chá de malva

1. Emoliente

emoliente

Através da sua capacidade emoliente, o chá de malva é uma infusão que possui propriedades calmantes, adequadas para aliviar as úlceras, gastrites e dores de estômago. Por outro lado, esta propriedade garante que o mesmo atue como calmante para a pele.

2. Cicatrizante

O seu poder adstringente ajuda no processo de cicatrização, prevenindo infeções, nomeadamente ao nível da mucosa bucal. Como tal, e caso o objetivo seja aliviar os sintomas de aftas, deverá preparar a infusão de malva e bochechar por alguns momentos, deixando o chá atuar. Na verdade, são vários os antisséticos bucais que incluem a malva como componente.

3. Diurético

A sua função diurética aumenta a quantidade de produção de urina, eliminado assim mais facilmente as toxinas presentes no organismo. Por esta mesma razão, este torna-se também um chá adequado para combater os sintomas de uma infeção urinária. Estão também associadas a este chá propriedades laxantes.

4. Expectorante

expectorante

Outra das propriedades muito valorizadas no chá de malva é a sua capacidade no tratamento de problemas respiratórios e estados gripais. Isto porque, para além de ajudar na libertação da expectoração, diminui os sintomas de tosse, faringite e laringite. Deste modo, também aqui poderá usá-lo para bochechar.

5. Anti-idade

anti-idade

Graças às suas propriedades antioxidantes, o chá de malva combate os radicais livres, e por sua vez o envelhecimento precoce, nomeadamente as rugas. Deste modo, pode optar por beber chá de malva para contrariar os primeiros sinais da idade ou então comprar produtos cosméticos que incluam malva.

Como preparar o chá de malva

chá

Para preparar a infusão de malva deverá adicionar 2 colheres de chá de malva à água previamente fervida. Deixe repousar durante 5 minutos e, por fim, coe. Tome uma chávena após as refeições principais do dia.

Onde comprar este chá

O chá de malva, também conhecido por malvas, encontra-se à venda em supermercados, assim como em lojas de produtos naturais. Mas, em ambos os locais, o chá encontra-se disponível em folhas e também em saquetas, sendo que é possível adquirir este produto a partir de 0.99€.

De qualquer forma, antes de incluir este chá na sua rotina deverá consultar o seu médico. Isto porque este chá pode ter influência em alguns medicamentos ou alguns problemas de saúde.

Veja também: