Chá de menta: cura (quase) tudo e emagrece

Conheça os poderes do chá de menta e abandone a aspirina. A infusão ainda combate doenças digestivas, previne tumores e auxilia na luta contra a balança.

Chá de menta: cura (quase) tudo e emagrece
Alivia a dor, combate o cancro e ajuda na perda de peso

Os portugueses não têm o hábito de levar este chá para a mesa, mas por esta altura, com as descobertas recentes dos seus inúmeros benefícios, este comportamento pode mudar. É que o chá de menta cura (quase) tudo e emagrece.

Com a chegada da estação das gripes e constipações, é comum piorarem os quadros de asma e alergias, e este é o mote ideal para começar já a beber a infusão de menta. Recentemente, cientistas ingleses da Universidade de Newcastle vieram acrescentar mais poderes à lista de vantagens da planta: ela tem propriedades analgésicas que auxiliam no combate a dor, com um efeito semelhante ao da aspirina.

O estudo realizado na instituição inglesa foi liderado pela brasileira Graciela Rocha. Para a investigadora, é preciso parar de fugir de uma realidade: mais da metade dos medicamentos prescritos na medicina ocidental tem como base moléculas naturalmente presentes nas plantas. A cientista da Universidade de Newcastle estudou os benefícios da menta no alívio da dor e comprovou: há muito mais para além dos medicamentos de laboratório. 
 

Benefícios do chá de menta

A cultura do Médio-Oriente é peremtória no que diz respeito às vantagens que o chá de menta oferece à saúde. Nesses países, a infusão é servida após as refeições, pois os benefícios das folhas são velhos amigos dessas populações. 

No ocidente, também os nutricionistas defendem o consumo do chá de menta, enfatizando as suas propriedades - que auxiliam na cura de doenças digestivas e no alívio da tosse e das dores musculares. Para os especialistas, a infusão desta planta ajuda ainda a reduzir o stress, melhorar a saúde oral e fortalecer o sistema imunitário

Ainda não são argumentos convincentes para adotar o chá de menta em casa? Oferecemos mais: para os estudiosos, as folhas da planta têm capacidades para prevenir o cancro, e ainda características anti-fúngicas.
 


Porque o chá de menta emagrece

Por apresentar excelentes propriedades digestivas, a menta coopera para a emulsão das gorduras. Desta forma, a infusão da planta é uma ótima aliada para quem quer perder peso e manter a saúde em dia. 

A dica é misturar as folhas de menta a outros ingredientes igualmente poderosos, como o limão, que é um super alimento com ação antioxidante.



Como fazer o chá de menta


Chá de menta frio

Ingredientes:
  • Menta seca e menta fresca;
  • Água;
  • Casca de limão.

Modo de preparação:
Ferva a água com a menta seca e deixe a infusão repousar por, no mínimo, 30 minutos. Para adicionar o sabor extra, adicione a casca de limão e as folhas de menta fresca, coe a mistura, adoce com mel e sirva com gelo.
 

Chá de menta quente

Ingredientes:
  • Chá verde;
  • Água;
  • 1 limão;
  • 1 laranja;
  • Menta fresca.

Modo de preparação:
Ferva a água e faça uma infusão com o chá verde por 5 minutos. Em seguida, prepare uma garrafa com o limão e a laranja cortados em rodelas e verta a infusão quente sobre as frutas. Adoce com mel e deixe arrefecer por uns instantes.

Veja também: