Chá de rooibos: principais benefícios para a saúde

Protege o coração, ajuda a emagrecer, combate a insónia e é um antioxidante natural. Descubra aqui as vantagens de beber chá de rooibos.

Chá de rooibos: principais benefícios para a saúde
O chá que é uma bomba de saúde

chá de rooibos é cada vez mais popular no mundo por conter propriedades semelhantes às do chá vermelho. Esta é uma infusão que não vai deixar ninguém indiferente. Além de ser um verdadeiro shot de saúde, é saborosa e utilizada há séculos pelas tribos da África do Sul.

Estudos científicos já comprovaram: a infusão de rooibos tem propriedades que ajudam a controlar os níveis de açúcar, reduzir o mau colesterol e proteger o coração, para além de combater a infertilidade e afastar a ansiedade e o stress.

Mas os benefícios deste chá não se ficam por aqui – é, ainda, um poderoso antioxidante, ajuda a emagrecer, tem ação antialérgica e atua ainda para aliviar dores estomacais, enxaquecas e cólicas. O mais surpreendente? Este chá é capaz de prevenir a formação de tumores e o envelhecimento prematuro das células.

Chá de rooibos: principais benefícios

1. Rico em antioxidantes

Por conter altos níveis de flavonoides, que é um reconhecido antioxidante com uma vasta gama de benefícios ao corpo, o chá de rooibos é bastante elogiado por ajudar a promover a saúde das células, colaborando para a regeneração do organismo.  Além de reduzir a o risco de cancro e prevenir  doenças cardiovasculares, é uma arma no combate ao envelhecimento e um aliado para quem quer perder peso.

2. Previne o cancro

Estudos dizem que um flavonoide presente na composição do chá de rooibos parece ser ainda eficaz quando o assunto é prevenir os danos causados pelos radicais livres. Testes realizados em animais revelaram que pode tratar tumores e evitar o aparecimento de cancro, ajudando ainda o corpo a criar defesas contra alguns danos provocados pela radiação.

3. Tem ação anti-inflamatória

Os polifenóis encontrados no chá de rooibos são um importante agente anti-inflamatório.

4. Fortalece a saúde do coração

Beber diariamente o chá de rooibos pode contribuir para diminuir o risco de doenças cardiovasculares e prevenir o ataque cardíaco. A bebida é capaz de eliminar o mau colesterol e aumentar o nível de colesterol bom no sangue, mantendo a pressão arterial baixa.

5. Combate a diabetes

O consumo diário do chá de rooibos pode aumentar a tolerância à glicose, promovendo a produção de insulina pelo pâncreas.

6. Promove a saúde do fígado

O chá de rooibos ajuda a regenerar o tecido do fígado, mesmo quando o órgão está exposto à intoxicação prolongada.

7. Tem ação no sistema respiratório

Por conter alto teor de flavonoides, o chá de rooibos atua como um broncodilatador e antiespasmódico, sendo bastante utilizado para tratar doenças respiratórias.

8. Combate as complicações associadas à SIDA

Estudos mostraram que o extrato alcalino presente no chá de rooibos é capaz de ajudar a suprimir o vírus da SIDA.

9. Atua diretamente no cérebro

Testes realizados em laboratório comprovaram que a bebida pode ter um efeito significativo quando o assunto é prevenir a deterioração do cérebro – quando relacionada à idade.

Como fazer o chá de rooibos

Ingredientes:
Para cada litro de água, utilize 10g de chá.

Modo de preparação:
Ferva a água e adicione a erva, abafando a mistura e deixando repousar por 10 minutos. Em seguida, coe e beba três chávenas por dia. Se preferir, adicione gelo, mel e limão e obtenha uma bebida refrescante e saborosa.

Onde comprar

É possível comprar o chá de rooibos em ervanárias e lojas especializadas em produtos naturais, bem como em grandes superfícies comerciais. O preço médio praticado fica entre os 4 e os 5 euros.

Veja também: