Chá de sene: benefícios e advertências

O chá de sene, conhecido pelos seus efeitos laxantes, pode ajudar na luta contra a balança. Mas atenção: há cuidados a ter em conta antes de tomá-lo. Tome nota.

Chá de sene: benefícios e advertências
A infusão de sene ajuda a perder peso

Chá de sene emagrece? A resposta simples é: sim. Se antes esta infusão era conhecida pela sua capacidade emergencial de aliviar a sensação de intestino preso, hoje os seus benefícios vão para além de ajudar a ultrapassar este problema. Embora seja uma importante ajuda natural para quem procura pelos seus poderes laxantes, a verdade é que este chá tem contraindicações e efeitos colaterais a ter em conta.
 

Porque é que o chá de sene emagrece

Não há mistérios para explicar como atua o chá de sene no organismo e ajuda nos processos de perda de peso. A bebida, comummente utilizada como agente natural para soltar o intestino, já entrou na lista de remédios caseiros para emagrecer. A razão é tão simples quanto a sua indicação mais habitual: a infusão de sene facilita a evacuação das fezes, e desta forma ajuda a reduzir a absorção das gorduras.
 

Benefícios do chá de sene

As principais capacidades do chá de sene incluem eliminar os gases, o inchaço e o desconforto abdominal, e acabar com a prisão de ventre.  Por ser considerada um laxante natural, a bebida de sene deve ser administrada com cautela: a ingestão contínua pode irritar o intestino e provocar problemas mais graves à saúde do órgão.
 

Efeitos colaterais

Por provocar um processo natural de irritação na mucosa intestinal, o chá de sene provoca fortes cólicas como resultado do aumento dos movimentos peristálticos do intestino. A sua toma regular, a longo prazo, pode “viciar” o órgão, que passa a entender que só deve funcionar quando há o estímulo através da bebida.
 

Como fazer o chá de sene


Ingredientes:
  • 1 colher de chá de folhas de sene (secas);
  • 200 ml de água.
 
Modo de preparação:

Ferva a água e as folhas por 5 minutos e, em seguida, reserve a mistura e deixe repousar por 1/4 de hora. Por fim, coe a infusão e adoce como preferir. Os resultados do chá de sene devem ser percebidos logo após as três primeiras horas da toma.
 

Onde comprar

Pode comprar as folhas de sene secas em lojas de produtos naturais, ou em farmácias especializadas em manipulação.
 

Contraindicações

Atenção: o chá de sene não deve ser oferecido a crianças com menos de 14 anos, grávidas ou mães que estejam a amamentar, pessoas que sofram de problemas intestinais (ou qualquer sensibilidade associada), idosos e mulheres que estejam a passar pelo período menstrual.

Veja também: