Chá de tília: benefícios da infusão floral

Calmante, antigripal, anti-inflamatório e com efeitos digestivos. Conheça os benefícios do chá de tília.

Chá de tília: benefícios da infusão floral
Desfrute das flores da tília e tire proveito de todos os seus benefícios

O chá de tília faz parte da gama de infusões onde se incluem a erva cidreira ou lúcia-lima. Contudo, contrariamente a estas duas ervas, o chá de tília é produzido a partir de uma árvore e não de um arbusto.

Para a confeção do mesmo são utilizadas as flores da árvore, o que confere a este chá um sabor floral e adocicado.

5 benefícios do chá de tília

1. Efeito calmante

efeito calmante

Relaxante, ajuda a controlar a ansiedade e é um ansiolítico natural. Neste sentido, ao ingerir chá de tília vai estar a preparar o organismo para um sono mais tranquilo.

Por todas estas razões, este é um chá que deve ser consumido, sobretudo, a seguir ao jantar, e cujo consumo também se encontra indicado para as crianças.

2. Antigripal natural

antigripal

A tília tem uma função de antigripe natural, uma vez que a sua função adstringente ajuda no alívio da tosse, controlando as secreções. Por outro lado, tem ainda um efeito anti-inflamatório, ajudando no alívio das dores de cabeça, sintoma muito comum aos estados gripais.

3. Ajuda na digestão

digestão

Através da sua propriedade de anti-espamódico, o chá de tília ajuda no alívio dos espamos caraterísticos das dores gastroeintestinais, nomeadamente dores de estômago ou barriga inchada. Por outro, ajuda ainda a controlar as dores menstruais.

4. Efeito detox

efeito detox

Outro dos benefícios bastante valorizado no chá de tília é a sua capacidade desintoxicante. Deste modo, o chá de tília, através das suas propriedades, tem a capacidade de estimular o fígado e a vesícula. Assim, através desta função diurética, o chá aumenta a produção de urina, acelerando assim a eliminação de toxinas.

5. Previne doenças crónicas

previne doenças crónicas

Este é um chá rico em antioxidantes, e a presença da quercetina e da cumarina assegura a sua capacidade contra a prevenção de doenças crónicas. Acumula ainda as funções de vasodilatador e diminui a inflamação dos vasos sanguíneos.

Como preparar o chá de tília

chá de tília

A principal atenção que deve ter ao preparar o chá de tília é a de que deve consumir apenas as flores secas. Caso opte pelas flores frescas o chá poderá adquirir um sabor amargo. No entanto, pode sempre recorrer às práticas saquetas de chá de tília, que se encontram à venda nos supermercados, lojas de produtos naturais e ervanárias.

Para fazer o chá com saquetas, deverá usar uma saqueta de chá por chávena, com água previamente aquecida. Por fim, deixe repousar entre 3 a 5 minutos.

Se preferir utilizar as flores de tília, deve começar por ferver um litro de água. De seguida, coloque duas colheres de chá de tília na água e deixe repousar durante 10 minutos. Por fim, coe e desfrute.

Contraindicações do chá de tília

Apesar de ser uma infusão, e, tendo em conta que este chá tem propriedades de vasodilatador, caso tenha algum problema de sangue deve consultar o seu médico antes de começar a consumir este chá. De todos os modos, a dose diária recomendada para este chá não deve exceder as 3 chávenas.

Veja também: